top of page
Foto do escritorRedação Europa

Seat e Cupra registam um crescimento global de 7,5% nas vendas em 2024

Seat e Cupra registam um crescimento global de 7,5% nas vendas em 2024

A força das marcas Cupra e Seat permitiu à empresa entregar 558.100 automóveis em 2024, com a Cupra, marca criada apenas em 2018, continuando seu crescimento consolidado e batendo recordes, fechando o ano de 2024 com 248.100 unidades entregues, um aumento de 7,5% face ao ano anterior. A marca ultrapassa os 800.000 automóveis vendidos desde o seu lançamento.


Com resultado positivo idêntico, a Seat também cresceu 7,5% em 2024, totalizando 310.000 automóveis vendidos. Portugal não contribuiu para estes resultados, já que no país ambas as marcas perderam espaço, com queda de -5,7% no caso da Seat e queda ainda maior da Cupra com -7,9%, lembrando que por aqui ambas as marcas são operadas pela SIVA que representa as marcas do Grupo Volkswagen.


 

A Seat S.A. registou um crescimento de 7,5% nas vendas em 2024, com um total de 558.100 automóveis entregues (2023: 519.200), graças ao sucesso contínuo das duas marcas Seat e Cupra.


A Cupra continuou a bater recordes, alcançando 248.100 entregas, um aumento de 7,5% em relação a 2023 (230.700). Já a marca Seat manteve também a sua trajetória positiva, com as entregas a crescerem os mesmos 7,5%, atingindo 310.000 unidades (2023: 288.400). Num mercado de veículos elétricos em declínio, a Seat S.A. contrariou a tendência, registando um aumento nas vendas de veículos eletrificados: 49.400 híbridos plug-in (PHEVs), um crescimento de 14,0%, e 48.000 veículos totalmente elétricos (BEVs), uma subida de 5,9%.


"A indústria automóvel enfrentou grandes desafios em 2024, marcados por condições económicas instáveis, concorrência intensa e uma relutância generalizada em adotar veículos totalmente elétricos. No entanto, estes números positivos incentivam-nos a manter o rumo da nossa estratégia", afirmou Wayne Griffiths, CEO das duas marcas. "Os próximos meses testarão a nossa determinação enquanto avançamos com a transformação. Estamos totalmente comprometidos com a eletrificação. No entanto, são necessárias atitudes urgentes por parte dos governos e de outros intervenientes para garantir um futuro elétrico, pois o futuro da nossa indústria está em risco," acrescentou.

Mais uma vez, a Alemanha consolidou-se como o maior mercado da Seat S.A., com um recorde de 144.400 automóveis entregues, um aumento de 11,9% face a 2023 (129.100). Espanha manteve a segunda posição com 87.100 veículos vendidos, mais 10,0% do que no ano anterior (79.200), e o Reino Unido fechou o pódio com 67.200 entregas, uma subida de 16,3% face a 2023 (57.800).


Vários mercados europeus registaram crescimentos de dois dígitos, incluindo França (40.400; +22,1% | 2023: 33.100), Polónia (16.100; +12,5% | 2023: 14.300) e Dinamarca (11.200; +17,9% | 2023: 9.500), que alcançaram os melhores resultados de sempre. A Suécia destacou-se com um aumento notável nas vendas, atingindo 8.000 unidades (+27,0% face a 2023: 6.300). Na Áustria, as marcas Seat e Cupra ficaram entre as três principais marcas automóveis, com 19.800 entregas e uma quota de mercado de 7,8%.


A presença global da Seat S.A. foi reforçada em 2024, com resultados positivos nos mercados internacionais. O México consolidou-se como o principal mercado fora da Europa, com um aumento de 22,6% nas entregas, atingindo um recorde de 26.000 unidades (2023: 21.200). Seguiu-se a Turquia, que também alcançou um recorde de entregas (21.500; +3,4% | 2023: 20.800), e Israel, que registou um crescimento impressionante de 33,3%, totalizando 10.000 veículos entregues (2023: 7.500).


Já em Portugal ambas as marcas são operadas pela SIVA, e o nosso país foi um dos que não contribuiu para os resultados positivos globais, já que a Seat perdeu espaço, com queda de -5,7%, (8291 unidades em 2023 e 7819 em 2024), enquanto a Cupra teve queda ainda maior com -7,9% (2522 unidades em 2023 para 2323 em 2024)


A história de sucesso da Cupra continua em 2024

Em 2024, a Cupra continuou a fazer história, ultrapassando as 800.000 entregas de veículos desde o seu lançamento, em 2018. Em apenas sete anos, a marca introduziu uma gama de sete modelos distintos no mercado. No ano passado, o Formentor manteve-se como o modelo mais vendido da marca, com 111.300 unidades entregues globalmente, enquanto o modelo Born foi o segundo modelo mais popular, com 41.800 unidades entregues.


A Cupra permanece como a marca automóvel de crescimento mais rápido na Europa, registando um aumento de 11,6% na Alemanha, que continua a ser o seu maior mercado, com um recorde histórico de 80.700 entregas (2023: 72.300). Além disso, a Áustria alcançou 6.780 entregas e uma quota de mercado de 2,7%. Registaram-se recordes noutros mercados-chave, incluindo o Reino Unido (30.400; +18,3% | 2023: 25.700), Espanha (22.500; +14,8% | 2023: 19.600) e França (17.600; +16,6% | 2023: 15.100), que lideraram o crescimento da marca no continente. Polónia (11.500; +25,0% | 2023: 9.200), Suécia (5.400; +31,7% | 2023: 4.100), Dinamarca (7.800; +14,7% | 2023: 6.800) e México (7.200; +10,8% | 2023: 6.500) também alcançaram vendas recorde.


A maior ofensiva de produto da Cupra continuou com a estreia mundial dos novos modelos Leon e Formentor, a chegada do Tavascan, o primeiro SUV coupé 100% elétrico da marca, e o Terramar, o SUV desportivo da marca, que foi pré-selecionado para o prémio ‘European Car of the Year’ 2025. Além disso, o Born, o primeiro modelo totalmente elétrico da marca, recebeu uma versão mais potente: o Born VZ. A Cupra também avançou na sua globalização com a abertura de novas City Garages, em Madrid e Istambul. Paralelamente, a marca deu passos importantes na preparação da sua entrada no mercado norte-americano, planeada para o final da década, com discussões preliminares com o Penske Automotive Group.


A Seat continua a crescer

O Seat Ibiza celebrou o 40.º aniversário, com uma nova edição limitada, e voltou a ser o favorito dos clientes, com 106.700 unidades vendidas (2023: 77.800; +37,1%). Seguiu-se o Arona, com 90.300 entregas (2023: 89.000; +1,5%).


Espanha manteve-se como o maior mercado da marca em 2024, com 64.600 veículos entregues, mais 8,0% do que no ano anterior (59.800), seguida de perto pela Alemanha, com 63.600 vendas e um crescimento de 12,0% (2023: 56.800). O Reino Unido (36.800; +14,6% | 2023: 32.100), França (22.700; +25,4% | 2023: 18.100) e México (18.800; +28,7% | 2023: 14.600) completam o Top 5 dos maiores mercados da Seat.


"A Cupra e a Seat permitiram-nos enfrentar um ano desafiante com uma gama completa de opções e o melhor de dois mundos para os condutores", afirmou Sven Schuwirth, Vice-Presidente Executivo de Vendas, Marketing e Pós-Venda da Seat S.A. "O portefólio completo da Cupra comprova o nosso compromisso em oferecer aos clientes uma gama diversificada de BEVs e PHEVs de alta qualidade, enquanto a marca Seat permanece forte, com o melhor ainda por vir."

Aumento da produção

Com a chegada de dois novos modelos Cupra, a produção global da Seat S.A. em 2024 atingiu 583.218 veículos, um aumento de 9,2% em relação ao ano anterior (534.257). Foram fabricados 481.020 veículos em Martorell – incluindo o Audi A1 – ao longo dos últimos 12 meses, representando um crescimento de 8,5% face a 2023 (443.443).


"Apesar de um ambiente desafiante, estamos a preparar-nos para a eletrificação, redesenhando a fábrica de Martorell, e em 2024 conseguimos aumentar a produção em 8,5%," afirmou Markus Haupt, Vice-Presidente Executivo de Produção e Logística da SEAT S.A. "Com a construção da fábrica de montagem de baterias em andamento, 2025 será um ano crucial para o projeto do Carro Elétrico Urbano, liderado pela Seat S.A. em nome do Grupo Volkswagen. Como parte desta iniciativa, estamos a fazer progressos significativos na produção inicial das pré-séries do Cupra Raval, cujo lançamento está previsto para 2026."

A Seat S.A. prevê um ano crucial e desafiante em 2025. A empresa continuará a trabalhar na sua transformação rumo à eletrificação total,  antecipando o início da produção da família de veículos elétricos urbanos do Grupo Volkswagen, que inclui o Cupra Raval, em Martorell. A marca também dará continuidade à sua globalização com a abertura de novas City Garages, em Viena e Manchester, e através de novas colaborações estratégicas que continuarão a levar a marca além do setor automóvel. Por sua vez, a marca Seat pretende manter o seu impacto positivo e receber novos investimentos, enquanto celebra o seu 75.º aniversário em 2025.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page