Seat S.A. regista lucro recorde de 633 milhões de euros
- Redação Europa
- 14 de mar.
- 5 min de leitura

A Seat S.A. apresentou os seus resultados financeiros de 2024 e os objetivos estratégicos futuros, num contexto de desafios contínuos para a indústria automóvel. No ano passado, o lucro operacional atingiu um recorde de 633 milhões de euros, um aumento de 1,3% face a 2023. O volume de negócios anual cresceu para um máximo histórico de 14,53 mil milhões de euros, mais 1,4% do que no ano anterior. A rentabilidade das vendas mantém-se estável nos 4,4%. Estes resultados reforçam a confiança da empresa na solidez da sua estratégia para enfrentar os desafios do presente e do futuro.
“Depois de um ano muito intenso, alcançámos os melhores resultados financeiros da nossa história. Os números recorde de 2024 são o reflexo do trabalho desenvolvido nos últimos cinco anos para construir um futuro mais rentável para a nossa empresa. No entanto, é evidente que o triplo desafio da desaceleração dos veículos elétricos (BEV), do aumento da concorrência chinesa e de um cenário instável de tarifas é significativo e exige maior flexibilidade na nossa estratégia para o futuro.” Wayne Griffiths, CEO da Seat e Cupr.
Resultados sólidos num mercado global complexo após um crescimento de 7,5% em 2024, com 558.100 veículos vendidos, impulsionado pelo sucesso contínuo das duas marcas Cupra e da Seat.
O fluxo de caixa bruto atingiu 1,3 mil milhões de euros, um aumento de 3,6% face a 2023, garantindo à empresa os recursos necessários para realizar investimentos significativos no seu futuro.
“Demonstrámos a nossa resiliência e alcançámos recordes históricos no Volume de Negócios, Resultado Operacional, Fluxo de Caixa Bruto e nas nossas Atividades de Investimento. Apesar da incerteza contínua na indústria, voltámos a confirmar a nossa rentabilidade. Estes resultados dão-nos a solidez necessária para continuar a avançar e enfrentar os desafios futuros..”
Patrik Mayer, Vice-Presidente Executivo de Finanças e IT na Seat S.A.
Crescimento da Cupra
A Cupra tem alcançado um sucesso notável desde o seu lançamento, revolucionando a indústria automóvel com 800.000 unidades vendidas em todo o mundo e a caminho de atingir 1 milhão até ao final de 2025. Após um ano recorde de lançamentos em 2024, a marca trouxe 7 modelos ao mercado em 7 anos, contando agora com uma gama completa. O seu mais recente modelo, o Raval, fará a sua estreia mundial no IAA em setembro de 2025.
A presença global da Cupra continua a expandir-se, com novos City Garages inaugurados este ano em Viena e Manchester. Além disso, a marca tem planos para entrar no mercado dos Estados Unidos até 2030. Recentemente eleita “Marca Mais Trendy” por quase 100.000 leitores da Auto Motor und Sport, a Cupra conta atualmente com um valor de marca próximo dos 2 mil milhões de euros, segundo a Interbrand.

Reforço do Modelo de Negócio
A reestruturação estratégica permitiu uma redução de 30% nos custos fixos, aumentando a eficiência global da empresa. A Cupra desempenhou um papel fundamental na rentabilidade da empresa, contribuindo para um aumento de 35% no volume de negócios por veículo desde 2019. A marca Seat está em excelente forma, com um crescimento de 7,5% nas vendas em 2024, atingindo um total de 310.000 unidades comercializadas. Além disso, investimentos no valor de 5,4 mil milhões de euros nos últimos cinco anos garantiram a competitividade da empresa, preparando-a para um futuro de sucesso e inovação contínua.
Eletrificação
A Seat S.A. está a transformar Espanha num dos principais polos de eletromobilidade na Europa. Em parceria com o Grupo Volkswagen, a PowerCo e os parceiros do projeto Future: Fast Forward, a empresa investiu 10 mil milhões de euros na eletrificação do país. Uma parte significativa deste investimento, 3 mil milhões de euros, foi destinada à eletrificação das instalações de Martorell.
Atualmente, a Linha 1 está a ser preparada para a produção da família de veículos elétricos urbanos do Grupo Volkswagen – um projeto liderado pela Seat S.A. em nome do grupo de marcas Core, que ajudará a democratizar a eletromobilidade em Espanha e em toda a Europa.
Os modelos Cupra Raval e Volkswagen ID.2 sairão desta linha de produção na primeira metade do próximo ano. Além disso, está quase concluída a construção de uma fábrica de montagem de baterias, com um investimento de 300 milhões de euros, reforçando ainda mais esta transformação.
A transformação que a Seat S.A. está a atravessar em todos os níveis está alinhada com o seu compromisso com a eletrificação. Embora o crescimento lento do mercado de veículos elétricos na Europa represente um desafio para a indústria automóvel, a empresa mantém uma perspetiva otimista:
“A eletrificação não está a evoluir ao ritmo necessário, mas, em vez de encararmos isto como um problema, devemos vê-lo como uma oportunidade: para transformar a nossa indústria, melhorar a nossa competitividade e impulsionar um crescimento sustentável. A Europa e Espanha devem ter a coragem e a confiança para agarrar esta oportunidade, porque a eletrificação é irreversível. O nosso compromisso com a eletrificação é claro. Agora, precisamos de ver o mesmo nível de compromisso por parte dos líderes em Espanha e em toda a Europa. Juntos, devemos ser flexíveis, ouvir o consumidor, compreender onde ele está e trazê-lo conosco nesta jornada.” Wayne Griffiths.

Lançamento da Fundação Seat Cupra
Este ano, a Seat S.A. celebra o seu 75.º aniversário. Ao longo de mais de sete décadas, a empresa tem sido um empregador de confiança para várias gerações, proporcionando emprego nas suas fábricas, cadeias de abastecimento e redes de concessionários, ao mesmo tempo que contribui para o desenvolvimento da sociedade espanhola. Para assinalar este marco significativo, a empresa inicia um novo capítulo no seu compromisso com a sociedade, com o lançamento da Srat Cupra Foundation.
“Há 75 anos, colocámos Espanha sobre rodas. Hoje, somos uma das empresas mais importantes do país e a única marca automóvel que concebe, desenvolve e produz veículos em Espanha. Ao longo da nossa história, impulsionámos o progresso através da criação de empregos e do apoio às comunidades. Agora, com o lançamento da Fundação, reforçamos o nosso compromisso com a sociedade, ajudando a construir um futuro melhor para as gerações vindouras.” Wayne Griffiths.
Patricia Such assumirá a liderança da Fundação, acumulando esta função com as suas atuais responsabilidades. A Fundação será dedicada a potenciar o talento dos jovens e a promover uma sociedade mais dinâmica e equitativa. Com as novas gerações, a saúde e o legado social como pilares, terá como objetivo gerar um impacto significativo. Nos próximos meses, serão anunciados mais detalhes sobre as suas iniciativas.
“A mesma geração que deve construir o futuro é a que menos acredita nele. E não podemos permitir que isso aconteça. Temos uma enorme responsabilidade: ajudar os jovens a libertarem-se daquilo que os prende e a despertarem o poder que carregam dentro de si. A Fundação abrirá portas no mundo da arte, do cinema, do desporto e da saúde. Apoiaremos jovens investigadores e levaremos cuidados de saúde onde são mais necessários, criando novas oportunidades e um impacto duradouro.”
Patricia Such, Diretora de Assuntos Públicos e Operações Corporativas da Seat S.A. e Diretora do Conselho de Curadores da Fundação Seat Cupra.
Comments