De acordo com o comunicado do grupo Stellantis e com o objetivo de “impulsionar a simplificação e melhorar o desempenho organizacional num ambiente global de grande turbulência, a Stellantis anunciou hoje alterações específicas da sua cúpula de gestão, com efeitos imediatos, sob a liderança do CEO Carlos Tavares, visando redobrar o enfoque da empresa nas suas principais prioridades comerciais e enfrentar os desafios globais com que a indústria se depara.”
As principais mudanças anunciadas são as seguintes:
Antonio Filosa é nomeado Chief Operating Officer para a América do Norte, para além do seu papel como CEO da marca Jeep, e sucedendo a Carlos Zarlenga, cuja futura posição será objeto de uma nova comunicação. Tendo liderado com sucesso o excelente desempenho da Stellantis na região da América do Sul, impulsionando o aumento das receitas, da qualidade e da quota de mercado, Antonio Filosa traz uma grande experiência empresarial e de liderança para este novo cargo.
Jean-Philippe Imparato é nomeado Chief Operating Officer da Europa Alargada, acumulando ao seu cargo de CEO da Pro One, sucedendo a Uwe Hochgeschurtz, que deixará a empresa. Com quase 34 anos de experiência em marcas, unidades de negócio e gestão de redes comerciais com a empresa, Jean-Philippe reforçará o desempenho comercial da região durante o período crítico da transição energética, colocando especial incidência nas vendas.
Doug Ostermann é nomeado Chief Financial Officer sucedendo a Natalie Knight, que deixará a empresa. Doug Ostermann tem mais de 19 anos de experiência em finanças em três grupos internacionais, incluindo a Stellantis e outra OEM, tendo sido, anteriormente, Chief Operating Officer da Stellantis China. Tem uma vasta experiência na indústria automóvel, bem como em gestão de P&L (Lucros e Perdas) e finanças.
Gregoire Olivier é nomeado Chief Operating Officer para a China e continua a ser o Oficial de Ligação com a Leapmotor, tirando partido do seu conhecimento especializado e da sua experiência no mercado chinês.
Santo Ficili é nomeado CEO da Maserati e da Alfa Romeo e membro da Top Executive Team, tirando partido do seu vasto conhecimento do setor automóvel e das operações comerciais. O próximo cargo de Davide Grasso será objeto de anúncio posterior.
Para impulsionar o desempenho comercial, a organização da Cadeia de Abastecimento será transferida da Divisão de Compras para a Divisão de Produção, liderada por Arnaud Deboeuf, permitindo a Maxime Picat dedicar ainda mais atenção e conhecimento especializado às melhorias de desempenho a alcançar com os parceiros fornecedores.
Carlos Tavares, CEO da Stellantis, afirmou: “Durante este período darwiniano para a indústria automóvel, o nosso dever e responsabilidade ética é adaptarmo-nos e prepararmo-nos para o futuro, melhor e mais rapidamente do que os nossos concorrentes, para proporcionar uma mobilidade limpa, segura e acessível. Os membros recém-nomeados da equipa de liderança darão o seu valioso contributo para a determinação da nossa equipa global em enfrentar os desafios que se avizinham, reforçando e acelerando a nossa transformação para nos tornarmos a empresa de tecnologia da mobilidade preferida. Quero agradecer a todos os que contribuíram para lançar as bases do sucesso futuro da Stellantis.”
John Elkann, Chairman do Conselho de Administração, declarou: “O Conselho de Administração é unânime no seu apoio a Carlos Tavares e às alterações decisivas hoje anunciadas. Estamos confiantes de que estes passos para simplificar a nossa organização irão fortalecer a nossa equipa de liderança, enquanto trabalham para restaurar o desempenho da empresa para níveis líderes da indústria.”
A Empresa também confirmou que já está em curso o processo formal para identificar um sucessor para Carlos Tavares, quando este se reformar no final do seu mandato de CEO, no início de 2026. Este processo está a ser conduzido por um Comité Especial do Conselho de Administração, presidido por John Elkann, e concluirá os seus trabalhos no quarto trimestre de 2025.
Comments