A Solaris continua a reforçar o seu posicionamento no mercado europeu de autocarros com um crescente interesse dos operadores pela tecnologia do hidrogénio e consolida a sua posição como o maior fabricante de autocarros a hidrogénio da Europa. Em 2023 foram 44,5% de quota neste mercado especifico.
Agora são mais três importantes acordos anunciados, para cidades da Alemanha, República Checa e França, cujo volume atribuído ultrapassa os 30 milhões de euros.
A Solaris continua a fornecer autocarros a hidrogénio para o mercado alemão. Desta vez, é ooperador REVG Kerpen, que escolheu o Grupo CAF para fornecer um total de 26 unidades Solaris Urbino 12. Serão veículos equipados com baterias Solaris High Power.
De salientar que o mercado alemão aposta claramente na tecnologia do hidrogénio, exemplo disso é que os autocarros Solaris equipados com esta tecnologia já estão operando em cidades como Colónia, Wuppertal, Weimar, Frankfurt, Gross-Zimmern, Aschaffenburg e a grande área de Munique. A estas, serão adicionadas nos próximos meses outras cidades com contratos recentes já em curso, como Güstrow, Gross-Gerau, Hamburgo, Gummersbach ou Duisburg, que receberão em breve as suas novas unidades.
Solaris ganha também contratos para a República Checa e França
Por um lado, a empresa de transporte privada checa Martin Uher Bus vai receber o seu primeiro autocarro a hidrogénio, especificamente existirão dez veículos Urbino 12 a hidrogénio que circularão na região da Boémia Central, nos arredores de Praga, e cuja entrega total está prevista para o final de 2025.
Este é o primeiro projeto de autocarros a hidrogénio Solaris na região, sendo veículos que serão movidos a hidrogénio produzido a partir de eletricidade 100% verde, provenientes da central hidroelétrica vizinha de Vrané nad Vltavou. Essas unidades devem demonstrar a sua eficácia em terrenos difíceis e acidentados, como os arredores da cidade de Mníšek pod Brdy, no distrito de Praga-Oeste.
Por outro lado, a Solaris continua a crescer em outro dos seus mercados-alvo, a França, neste caso com um projeto para a cidade de Belfort, onde entregará oito autocarros. Os veículos serão adquiridos pela entidade pública SMTC (Le Syndicat Mixte des Transports en Commun du Territoire de Belfort), que reúne os operadores de transportes da zona, sendo o operador final a Régie des Transports du Territoire de Belfort (RTTB), entidade que gere a mobilidade da referida região.
Esta é a terceira encomenda nos últimos meses de autocarros a hidrogénio Solaris em França, seguindo os contratos da Artois Mobilités e da Île-de-France Mobilités. Paralelamente é importante reforçar que também na França o Grupo CAF vem nos últimos anos sendo cada vez mais representativa no mercado ferroviário, com a adjudicação de grandes contratos a operadores como a SNCF, RATP e Ille-de France Mobilitiés, o que o levou a ocupar a segunda posição em quota de mercado, reforçando a posição do Grupo como empresa de referência no desenvolvimento do transporte público em França.
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