top of page
Foto do escritorRedação Europa

Stadler ganha contrato para 24 composições destinadas ao metro de Lisboa

Stadler ganha contrato para 24 composições destinadas  ao metro de Lisboa

A Stadler assinou um contrato com o operador do Metropolitano de Lisboa para a entrega de 24 composições de três vagões para operarem na capital portuguesa. O contrato inclui opção para até doze veículos adicionais. Os novos comboios trazem mais conforto aos viajantes. Hoje a encomenda foi selada na presença da ministra do Ambiente e Energia de Portugal, Maria da Graça Carvalho, e da secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias.


O volume do contrato é de 134 milhões de euros. Esta é a segunda encomenda que Stadler recebe do operador do metropolitano da capital portuguesa. O pedido de 2021 abrange a produção de material circulante para a Linha Circular. Os 14 veículos encomendados na altura estão atualmente em produção e o primeiro comboio desse lote está atualmente a ser testado na rede do Metro de Lisboa.


Os novos veículos, com 49,6 metros de comprimento, contam com 90 lugares sentados dispostos longitudinalmente, dois lugares para cadeira de rodas e capacidade para 450 pessoas. Os habitáculos com grandes janelas são muito luminosos e maximizam o espaço disponível e o conforto dos viajantes. Os comboios do metro estão equipados com um moderno sistema de informação aos passageiros com grandes monitores e sistema de videovigilância. Os veículos totalmente acessíveis possuem nove portas duplas de cada lado e mais espaço nos vestíbulos para permitir a entrada e saída de passageiros de forma rápida e tranquila.


“Estamos muito orgulhosos que o Metropolitano de Lisboa tenha mais uma vez contratado a Stadler para renovar e modernizar a sua frota”, afirma Iñigo Parra, Vice-Presidente Executivo da Divisão Espanha da Stadler. «Os novos metros são mais silenciosos, mais amplos, mais luminosos e mais confortáveis. Estamos satisfeitos por podermos contribuir para este importante projeto de mobilidade com a nossa tecnologia e know-how. Os novos comboios aumentam o serviço e a qualidade da oferta. Os novos metropolitanos melhoram a experiência de viagem e representam um passo significativo na modernização do Metro de Lisboa.

Maria Helena Campos, Presidente em exercício do Metropolitano de Lisboa, salienta que,

“a aquisição destes novos comboios representa um grande passo na modernização do Metro de Lisboa. Os comboios aumentam a qualidade e a capacidade do serviço, ao mesmo tempo que melhoram a experiência de viagem e a mobilidade na área da grande Lisboa.”

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page