Agenda Mobilizadora GreenAuto reafirma a Stellantis Mangualde como um importante dinamizador da inovação e da sustentabilidade em Portugal. Este projeto cofinanciado pelo Governo visa posicionar a indústria automóvel nacional na cadeia de valor dos veículos de baixas emissões.
No âmbito da dinamização da Agenda Mobilizadora GreenAuto, a Stellantis Mangualde, enquanto líder deste projeto, organizou e recebeu no dia 14 de novembro o primeiro TechDay do consórcio, num evento de apresentação dos resultados e dos progressos alcançados até ao momento.
A Agenda Mobilizadora para a inovação empresarial designada “GreenAuto” é cofinanciada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) Português e visa posicionar a indústria automóvel nacional na cadeia de valor dos veículos de baixas emissões.
Com um investimento global de 119 milhões de euros, este projeto permite que, neste momento, estejam 180 pessoas do Consórcio altamente qualificadas a trabalhar no âmbito da agenda GreenAuto.
Durante o evento TechDay, as 36 entidades envolvidas na Agenda tiveram a oportunidade de mostrar os 18 produtos e processos inovadores, digitais e sustentáveis associados à fabricação de automóveis e seus componentes.
O produto principal do GreenAuto é a produção de veículos elétricos, que, desde outubro, é já uma realidade na fábrica de Mangualde. Recorde-se que, esta unidade de produção automóvel foi a primeira em Portugal a produzir em grande escala Veículos de Passageiros e Comerciais Ligeiros elétricos a bateria, tornando-se numa bandeira da mobilidade elétrica sustentável neste país.
O 1º TechDay da Agenda GreenAuto contou com a presença de todas as entidades que formam o consórcio, assim como de membros do IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação e da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR (CNA-PRR).
Após a visita às instalações da fábrica de Mangualde, o Dr. Pedro Dominguinhos, Presidente da CNA-PRR, felicitou as equipas pelos produtos e processos desenvolvidos até ao momento e reforçou que todos os envolvidos neste projeto estão a contribuir fortemente para a dinamização, competitividade e sustentabilidade em Portugal.
Comentários