A Publiracing recebeu para teste de alguns dias uma das principais novidades do mercado Europeu neste ano de 2024.
A falecida marca SsangYong, deu lugar à KGM, ou KG Mobility, mantendo o que a marca sul-coreana tinha de melhor e evoluindo em questões como o design, e chegou apresentando como grande destaque para o mercado Europeu o novíssimo SUV Torres, um veículo de porte médio (segmento C/D) e que especificamente para o mercado nacional chega através da Astara, trazendo ainda uma linha de Utilitários Desportivos de diversos segmentos como o Tivoli (B-SUV), Korando (C-SUV) e Rexton (D-SUV) além de disponibilizar uma Pick-up, a Musso, que a Publiracing também já testou, e que apresentará em algumas semanas o teste completo com o modelo.
O Torres EVX, marca também o início de nossa parceria com a Multiribeiro, concessionário oficial de diversas marcas para as regiões de Beja, Évora, Portalegre e Ponte de Sor, empresa reconhecida pela excelência no seu atendimento ao público e que gentilmente disponibiliza para os testes da Publiracing as principais novidades da KGM, KIA e Mitsubishi.
Mas ainda antes de falarmos do Torres EVX, modelo 100% elétrico que foi alvo de nossa atenção durante alguns dias, queremos agradecer, desde já, a vossa leitura e a partilha da matéria com conhecidos, amigos e familiares, deixando o espaço de comentários à disposição para interagirem conosco através da vossa opinião, sobre o modelo testado, e também sobre o nosso conteúdo.
Outro convite é para que se inscrevam em nosso canal de vídeo no youtube, nele vocês podem acompanhar os bastidores dos nossos testes, vídeos sobre os produtos testados e do mercado de automóveis, novidades, eventos em que participamos, além de seguirem conosco em nossas viagens por Portugal e pela Europa, podendo acompanhar as “confusões” da nossa equipa no dia-a-dia da Redação. No VIDEO BLOG – SOBRE RODAS, vocês ficam literalmente por dentro de tudo o que acontece, sem edição e sem cortes – É a vida real de uma equipa/família em movimento!
Sugerimos também que sigam as nossas mídias sociais no Facebook, Instagram e X onde, nos dias de contato com os produtos, sempre antecipamos um pouco das nossas percepções sobre os veículos e suas características, através de um olhar menos técnico, mas muito mais próximo da “vida real” do produto e sua eventual rotina, contando para isso com a preciosa parceria da esposa, Keller Carvalho, editora de Lazer e Turismo em nossos portais de notícias www.revistapubliracing.com.br e www.publiracing.pt, e também uma apaixonada por carros e tudo o que tem motor.
Chama a atenção por onde passa
Uma coisa é certa, ficou evidente logo desde o início que o design do Torres chama a atenção por onde passa – moderno e com postura de verdadeiro SUV, o modelo chega ao país em duas opções, uma a gasolina, e outra, totalmente elétrica, chamada de EVX, agora testada por nós. O SUV de porte médio, segmentos C/D, mostrou desde logo que tem argumentos para ganhar espaço entre os seus concorrentes, já que suas linhas expõem um veículo de aparência robusta e ao mesmo tempo moderno.
São 4.715 (mm) de comprimento, 1.890 de largura e 1.725 de altura, com uma generosa distância entre eixos de 2.680 (mm). Com estas referências, fica claro que estamos a falar de um veículo de grandes proporções, fiel ao seu estatuto de verdadeiro SUV. Ainda como referência e que antecipa o generoso espaço interno, o volume disponibilizado no porta-malas, nada menos que 703 L deixando o Torres como um dos melhores do segmento, já que, se é para ser SUV, que tenha espaço para a bagagem de toda a família, e isso o Torres entrega de sobra.
Também entrega um design moderno, com uma frente arrojada e luzes de condução diurna em LED expondo um visual quase ao estilo conceito, mas onde alguns detalhes buscam evidenciar a tradicional filosofia de um veículo versátil através de itens como, capô alto (passando imediatamente sensação de robustez) as barras de teto longitudinais, duas alças (ou puxadores) na área do capô dianteiro, ou ainda, através de peças em plástico preto finalizando toda a carroceria, bem ao estilo aventureiro.
Na traseira, o destaque fica por conta do elegante e desportivo spoiler, além de uma saliência arredondada, central, bem explicita e imediatamente acima da matricula, sem função especifica além de expor uma ideia dos designers da marca que imaginamos pode estar associada a dar “mais corpo” ao veículo.
Já que falamos em porta-malas, referir que a porta é de abertra elétrica e ao contrário do que seria imaginável ao olharmos para a posição do puxador, ela não abre para o lado, mas sim para cima. Ainda na traseira, referir a moderna iluminação totalmente em LED, que completa essa perspectiva de carro que busca atrair um público exigente.
Referir ainda que a KGM utilizou muito bem e de forma equilibrada as peças em plástico para dar um acabamento distinto às linhas da carroceria, resultando, sem dúvida, numa proposta esteticamente elegante e de aparência robusta. Detalhes que envolvem, por exemplo, os faróis na área inferior do para-choques dianteiro, ou nos espelhos retrovisores, onde foram colocadas luzes de sinalização de mudança de direção (piscas), ressaltando que os retrovisores são aquecidos com regulação, e retráteis eletricamente.
Finalizando nossa observação externa, uma merecida referência para as modernas jantes, bem vocacionadas para otimizar os resultados em termos aerodinâmicos, algo naturalmente necessário já que falamos de um veículo 100% elétrico e onde a autonomia continua a ser um fator bem sensível na hora de escolher o modelo para comprar. Nesta versão de acabamento K5 são jantes de 20” onde foram instalados pneus de medida 245/45 R20, lembrando que a KGM entrega outra versão de acabamento para o Torres EVX, a K3, mais acessível, e onde, por exemplo, as jantes são menores, de 18 polegadas, e onde também são notadas as ausências do teto de abrir, o sistema de carregamento do telemóvel sem fio, ou ainda o porta-malas elétrico.
Interior moderno e de muita qualidade
Ao entrarmos no interior do KGM Torres nesta opção 100% elétrica fica imediatamente claro o amplo espaço, a qualidade dos materiais utilizados, bastante agradável ao toque, resultando em ótimo acabamento através de uma correta integração entre as peças. Como grandes destaques, os dois ecrãs de 12,3 polegadas, um deles táctil e central, onde são disponibilizadas todas as informações habituais de uma multimédia, incluindo o sistema de navegação. O outro é utilizado como painel de instrumentos também ele bem dinâmico e, principalmente, de fácil interpretação e bastante intuitivo.
O Torres vem com Android Auto e Apple CarPlay, ligação multimédia dianteira USB tipo-A e do tipo C para carregamento rápido, ligação Bluetooth com reconhecimento de voz, além de porta de carregamento USB-C para os bancos traseiros. O já mencionado carregador wireless para smartphone e ainda tomada de 12V dianteira, com isso, não sentimos a ausência de praticamente nenhum dos itens de conectividade que fazem parte dos pacotes mais completos nos veículos neste segmento.
Mas não é só, o Torres EVX surpreende com muito mais, e fazem parte deste acabamento K5 itens como, bancos em pele, sendo os dianteiros com regulagem elétrica e ajuste lombar, além de todas as cinco posições com sistema de aquecimento. Também com sistema de aquecimento vem o volante, com a coluna de direção a permitir regulagem em altura e profundidade e sendo mais um item a contribuir para uma ótima posição de condução, destacando ainda que, tanto o volante como a alavanca de velocidades (D+N+R) são de acabamento em pele. Ainda no interior destaques para o apoio de braço dianteiro com compartimento de arrumação e as bolsas para objetos nas costas dos bancos dianteiros.
Finalizando a observação ao interior, referir que nosso Torres EVX vem com ar condicionado automático bi-zona, espelho retrovisor interior eletrocromático, travão de estacionamento elétrico, o que ajuda a manter mais limpo toda a área entre os bancos dianteiros, sem serem esquecidos itens de conforto na condução como sensores de luz e de chuva além do teto de abrir elétrico.
Dinâmico e eficiente
Na estrada, as boas referências continuam. Com um ótimo conjunto mecânico, este Torres EVX vem com um motor elétrico de 152 KW (207 CV) alimentado por uma bateria de tecnologia Blade de última geração e capacidade para 73,4 KW/h. Ambos os componentes são de origem BYD e entregam uma confiável base para o modelo. Aliás a marca confia tanto na capacidade do conjunto, principalmente de seu componente mais caro, a bateria, que entrega como garantia 1 milhão de quilômetros ou 10 anos, o que ocorrer primeiro.
Além da agilidade entregue pelo binário praticamente imediato de 339 Nm, o que permite ir da imobilidade aos 100 km/h em apenas 8,3s, e lembrando que estamos a falar de um veículo com um peso generoso de 2.410 kg, o SUV da KGM se mostrou muito eficaz em curva, sempre muito fiel e previsível na forma de superar as curvas, muito por conta da ótima configuração de suspensão, do tipo McPherson na frente e Multi-link atrás, o que permitiu ajustes muito interessantes, tornado a condução, além de confortável, muito segura. Importante para esta sensação de domínio permanente do veículo as boas referências da direção de assistência elétrica, que mostrou-se rápida, permitindo uma condução leve e ágil na cidade e ao mesmo tempo segura e precisa em alta velocidade.
Destaque também para o sistema de travões (ABS), composto por discos nas quatro rodas e, também ele, sempre muito eficaz. Já que falamos em segurança, o nosso Torres, vem com 7 airbags, sendo dois dianteiros, dois de cortina, dois laterais, além de uma bolsa de proteção aos joelhos do condutor. Ainda podemos destacar alguns outros itens fundamentais para o bom nível de equipamento com foco no conforto e na segurança e que fazem parte da versão de acabamento K5 do Torres EVX, tais como:
Os obrigatórios sistemas de controle de estabilidade e de tração, auxilio de saída em subida, além do Cruise Control Adaptativo, câmara auxiliar de estacionamento traseira e câmara 360º com sensores de estacionamento traseiros e dianteiros.
Finalizando, se em questões dinâmicas o Torres EVX foi uma grata surpresa, na eficiência também não decepcionou, terminando o nosso teste com uma média em circuito misto de 18,9 KWh/100km o que significa uma autonomia real muito na linha do que é anunciado pela marca, que são 460 km e um tempo de carregamento (20% a 80%) através de um sistema de Carga Rápida a demorar em torno de 37 minutos se utilizarmos um carregador de até 120 KW.
Conclusão do Editor:
Quando recebemos o KGM Torres EVX para este teste de alguns dias partimos de uma página em branco, já que era um modelo novo, recém-chegado ao mercado, e sem termos qualquer indicação de testes ou contactos anteriores. Apenas tínhamos como referência a antiga marca SsangYong, que sempre entregou produtos de ótima mecânica e com um cuidado apreciado com a qualidade dos materiais utilizados no interior. E logo nos primeiros quilômetros percebemos que nada mudou nesse conceito dos sul-coreanos, que continuam primando pela qualidade e confiabilidade da mecânica, e a trabalhar muito bem o habitáculo.
Sentimo-nos desde o início numa proposta de muita qualidade, confortável, eficiente e de comportamento muito digno. Além disso fomos percebendo que o consumo de energia estava em níveis muito na média do que é “normal” em veículos deste porte, sendo que do interior apenas temos elogios, tanto na qualidade dos materiais utilizados, muito agradáveis ao toque, ao conforto geral e do nível de digitalização, sem esquecer o ótimo espaço, tanto o disponibilizado para os passageiros como o do porta-malas, um dos melhores de seu segmento.
Com um preço em torno dos 50 mil euros, ele consegue olhar de frente para seus concorrentes, apresentando-se como uma proposta que aposta na qualidade como argumento principal, e também no design moderno e versátil para chamar a atenção daqueles clientes ávidos por viver novas experiências, neste caso, através de uma marca que tem tudo para ganhar o seu espaço no mercado Português e Europeu, já que chegou colocando a fasquia dos seus produtos em nível muito elevado, o que não deixa de ser a receita certa para quem quer consolidar-se num mercado cada vez mais competitivo e desafiador.
Próximo teste - Volvo EC40
댓글