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Foto do escritorArtur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt

Teste: Nissan X-Trail olha de frente para a concorrência e chama para a briga

Teste: Nissan X-Trail olha de frente para a concorrência e chama para a briga

Ficha Técnica do Nissan X-Trail e-Power  e-4orce
Ficha Técnica do Nissan X-Trail e-Power e-4orce

Vivemos um momento de grandes transformações em nossa sociedade, com incertezas e tendências que mudam muito rapidamente. A indústria de automóveis não foge a esse momento histórico de um mundo em transformação acelerada, e tenta se adaptar a um cenário onde não são mais as marcas a ditar as regras ou a escolher as “modas”, mas nunca, como agora, é o mercado, o público, suas necessidades ou seus desejos, que fazem os principais fabricantes escolher caminhos comerciais para os seus produtos.  


Tejadilho panorâmico, sistemas de áudio de elevada qualidade, centrais multimedia cada vez mais intuitivas e integradas, TFTs totalmente digitalizados e cada vez maiores, sistemas de auxílio à condução cada vez mais tecnológicos e eficientes, e uma diversificação de caminhos para o futuro do Power Train. Se a eletrificação total parecia ser uma unanimidade 2 anos atrás, o momento é de alguma incerteza quanto a esse caminho, e as marcas parecem olhar para os veículos híbridos como a solução que entrega, no momento, mais segurança para alguns dos seus clientes que ainda não se sentem plenamente confiantes para adquirir um veículo totalmente eléctrico.


As marcas também sentiram necessidade de se transformar, em muitos casos, se reinventar. A inovação passou a ser cada vez mais necessária para atrair a atenção do público, muitas vezes rompendo com paradigmas, em muitos casos, tradições. Se tudo isto não fosse suficiente para explicar o momento particularmente complexo que atravessa a indústria automóvel, uma concorrência feroz, que surge dos mais diversos mercados e continentes, onde custos de produção associados a questões ambientais se somam a desafios mais que suficientes para deixar os executivos e engenheiros das marcas de “cabelos em pé”, numa busca permanente por soluções e resultados que surpreendam o mercado.


Teste: Nissan X-Trail olha de frente para a concorrência e chama para a briga

Mas toda esta introdução para quê? – Para dizer que no meio de tudo isto existem marcas que têm a coragem de sair do lugar comum, de ir um pouco mais além, de transformar totalmente o que conhecíamos delas até aqui, e se apresentarem com soluções técnicas e produtos verdadeiramente inovadores. 


É assim que imediatamente interpretamos o automóvel que recebemos para teste, o Nissan X-Trail e-POWER e-4ORCE na versão Tekna de 7 lugares. As razões para esta afirmação explicamos em nosso texto, mas antecipamos um interior que confirma o que já tínhamos visto no Arya, ou seja, um habitáculo totalmente novo e longe do conservadorismo que conhecíamos na marca, e uma solução de Power Train inovadora que consegue entregar uma sensação de condução totalmente nova. 


Fiquem por dentro dos Bastidores e sigam nosso dia-a-dia

Mas ainda antes de detalharmos nossa experiência ao volante do Nissan X-Trail e-Power e-4orce, queremos agradecer, desde já, a vossa leitura e a partilha da matéria com conhecidos, amigos e familiares, deixando o espaço de comentários à disposição para interagirem conosco através da vossa opinião sobre o modelo testado e sobre o nosso conteúdo.


Teste: Nissan X-Trail olha de frente para a concorrência e chama para a briga

Outro convite é para que se inscrevam em nosso canal de vídeo no youtube, nele vocês podem acompanhar os bastidores dos nossos testes, seguem conosco em nossas viagens por Portugal e pela Europa e acompanham as “confusões” da nossa equipa no dia-a-dia da Redação. No VIDEO BLOG – SOBRE RODAS, vocês ficam literalmente por dentro de tudo o que acontece, tudo sem edição, sem cortes ou censuras – É a vida real de uma equipa/família em movimento!


Sugerimos também que sigam as nossas mídias sociais no Facebook, Instagram e X onde, nos dias de contacto com os produtos, sempre antecipamos um pouco das nossas percepções sobre os veículos e suas características, através de um olhar menos técnico, mas muito mais próximo da “vida real” do produto e sua eventual rotina, contando para isso com a preciosa parceria da esposa, Keller Carvalho, editora de Lazer e Turismo em nossos portais de notícias www.revistapubliracing.com.br e www.publiracing.pt, e uma apaixonada por carros e tudo o que tem motor, bem como da nossa filha, Bianca Semedo, na fase final de sua formação superior em Jornalismo e Comunicação e que além de muitas qualidades na “arte” de comunicar, é uma apaixonada por fotografia, o que fica evidente quando observamos os registros fotográficos  dos veículos que testamos.


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A maior proposta da família Nissan em Portugal

Em nossa observação externa inicial, as dimensões generosas são de imediato destaque, outra coisa não seria de esperar de um automóvel que pretende transportar 7 pessoas com conforto em seu interior.


Além disso a nova imagem de marca da Nissan, muito mais moderna, elegante e atraente, chama a atenção para uma postura e design de um típico SUV familiar, embora sua distância em relação ao solo, escolha de pneus e alguns outros ajustes antecipem imediatamente sua preferência pelo asfalto. 


Suas principais dimensões são: Comprimento de 4680 (mm), Largura com retrovisores de 1840 (mm), Altura 1695 (mm) e Distância entre eixos de 2705 (mm). São destaques, o preto brilhante aplicado no tejadilho e nas molduras das janelas, além dos espelhos retrovisores exteriores (reguláveis eletricamente e aquecidos), os para-choques, dianteiros e traseiros, com acabamento cromado e transmitindo sofisticação ao produto, a antena do tipo tubarão, além das barras de tejadilho, assim como os puxadores das portas, igualmente na cor da carroceria.


Teste: Nissan X-Trail olha de frente para a concorrência e chama para a briga
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De design desportivo e elegante, referência ainda para as jantes de liga leve de 19" onde são instalados pneus de medida 235/55 R19 de baixo perfil, o que imediatamente nos remete para o objetivo da marca ao entregar um produto (nesta versão) focado na estada e menos no offroad.


A porta da bagageira abre com o sistema mãos livres e os vidros traseiros são escurecidos. Para finalizar, referência para o sistema luzes, composto por faróis automáticos Inteligentes com foco de luz adaptativo, que no caso do nosso X-Trail são Full LED, assim como as luzes de nevoeiro e todo o sistema de luz traseiro.


Uma Nissan renovada no interior do X-Trail

A Nissan renovou e atualizou os seus produtos, e não é só a nível do design externo, mas também, e como vamos detalhar agora, no interior.


Mais digital, moderno e elegante, o habitáculo do nosso X-Trail deixa exposto a “nova” Nissan, que saiu do pragmatismo habitual das marcas japonesas para conceitos que conseguem misturar com muito equilíbrio a tecnologia e digitalização com o conforto, sem deixar de apresentar o ADN característico da marca, que é a qualidades dos materiais utilizados aplicados num habitáculo robusto e de peças bem integradas, transmitindo muita solidez.


Teste: Nissan X-Trail olha de frente para a concorrência e chama para a briga

Como principais destaques e após acessarmos ao veículo através da chave inteligente (abertura sem chave), além do espaço amplo, o opcional teto panorâmico, a disponibilidade da terceira fila, que proporciona dois lugares adicionais, e que, como qualquer veículo com esta característica, servem principalmente para situações de eventual necessidade no transporte adicional de passageiros, já que se os bancos da terceira fila estiverem abertos o porta-malas perde muito dos seus 485L de volume disponível, da mesma forma, e sendo um lugar comum, nunca é demais referir que estes dois lugares adicionais são obviamente limitados em termos de espaço, e conforto.


Ao entrar no Nissan X-Trail embarcamos num interior muito bem trabalhado e até sofisticado. Acabamentos cromados nas portas (moldura e puxadores), vidros elétricos com função One-touch, volante multifunções de couro e aquecido, regulável também em altura e profundidade, rede de proteção solar para vidros traseiros, o que é sempre bom, especialmente para quem tem crianças e muito particularmente em países solares como Portugal. Porta-luvas com amortecedor, Iluminação ambiente incluindo portas frontais e consola central, inserções de madeira preta em alguns pontos, espelho retrovisor interno anti-reflexo automático, bancos do condutor e do passageiro da frente reguláveis electricamente, aquecidos e com função de memória.


Apesar do parágrafo ser extenso não é tudo: Ainda faltam os merecidos destaques para o ar condicionado de três zonas, a ligação aos smartphones pelos sistemas Apple Carplay, sem fios e Android Auto, câmara de estacionamento de Visão 360º, o cockpit digital TFT de 12,3”com Head-Up Display projetado no para-brisa de 27 cm, ecrã de Infotenimento de alta definição de 31 cm (12,3") onde vem instalado o sistema Nissan Connect com atualização remota do mapa, compatibilidade com Amazon Alexa e Google Assist, com assistência remota da marca, e para terminar, WIFI a bordo.


Teste: Nissan X-Trail olha de frente para a concorrência e chama para a briga
Teste: Nissan X-Trail olha de frente para a concorrência e chama para a briga

Como dissemos, tudo no Nissan X-Trail está muito bem integrado e posicionado, trazendo um ar de renovação total com um painel de instrumentos dinâmico colorido, de leitura rápida e agradável. Referência ainda para o habitual comando P/N/D na consola central que tem um design distinto, e mais um item que ajuda na interpretação de um habitáculo moderno, mas, como já dito, sofisticado e elegante.


Terminamos com itens de segurança importantes e que não foram obviamente esquecidos como os 7 airbags (frontal, frontal central, frontal lateral e de cortina traseira) e o sistema de fixação de cadeirinha infantil ISOFIX no banco traseiro.


A exclusividade do sistema e-Force

Ainda antes de falarmos do inédito sistema de Power Train da Nissan, ao qual a marca deu o nome de e-Power, e antes de acionarmos o botão de partida do motor, uma justa (mais uma vez extensa) lista de itens relacionados à segurança e que fazem parte da versão testada, Tekna. Aliás, é importante dizer que no Nissan X-Trail é difícil referir algo que não está presente, de tão completo que é o modelo em termos de equipamento.


Mas vamos lá - destacamos, o cruise control Inteligente, identificador de sinais de trânsito, sistema de travagem em marcha-atrás com deteção de movimento, sistema de anticolisão frontal com assistência à condução em cruzamentos com reconhecimento de pedestres e ciclistas. Sistema de manutenção de faixa e travagem de emergência são mais alguns dos itens deste completíssimo pacote.


Contamos ainda com travão de mão elétrico mais o assistente de arranque em subida (Auto-Hold), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sensor de chuva automático, e, para terminar, o seletor de modos de condução onde podemos optar pelos modos Eco, Normal, Sport, Snow, e ainda Offroad.


A nossa posição de condução é muito agradável e correta, permitindo ampla visão e acesso aos principais controles do veículo. Hora então de pressionar o botão Star/Stop e ligamos o nosso motor. Logo nos primeiros metros já é notório o deslocamento muito suave que nos remete imediatamente para a dinâmica de um veículo elétrico.  É aqui que entra em acção o grande responsável por esta sensação, um sistema muito interessante a que a Nissan deu o nome de e-Power, em que o motor a combustão, neste caso um 4 cilindros em linha com 1498 cm³, turbo, que entrega 158 cv às 4600 rpm, mas que serve apenas como gerador para alimentar uma bateria que fornece a energia aos dois motores eléctricos, também em posição transversal, um para cada eixo, sendo o dianteiro de 150 kW e o traseiro de 94 kW.


Teste: Nissan X-Trail olha de frente para a concorrência e chama para a briga

Os dois motores elétricos são os responsáveis por transmitir a força motriz para os eixos desta versão de tração integral chamada pela marca de e-4orce. No papel o Nissan X-Trail entrega uma potência máxima combinada de 157 kW (213 cv) e um binário máximo combinado de 525 Nm. Também a transmissão eléctrica de uma só velocidade contribui para uma sensação de conforto e dinâmica elogiável da versão.


As sensações dentro do X-Trail são muito interessantes já que temos um deslocamento muito suave, continuo e de respostas ágeis, completando um pacote que entrega um veículo com elevados índices de conforto.


A suspensão, independente do tipo Mc Pherson na frente e Multilink na traseira, permitiu aos engenheiros da Nissan trabalharem o componente com foco no conforto, mas sem deixar de lado o desempenho e a dinâmica em estrada, nunca esquecendo que estamos a falar de um veículo com 1961 kg e capaz de acelerar da imobilidade aos 100 km/h em apenas 7s.


Teste: Nissan X-Trail olha de frente para a concorrência e chama para a briga

Contribuindo também para a segurança e qualidade geral em termos de desempenho, os travões, que são de disco nas quatro rodas e que ao longo do nosso teste sempre se mostraram muito eficazes. Também elogios para a direção, que consegue ser suave e precisa em condução urbana e muito firme e eficaz em alta velocidade, completando uma mecânica que, assim como todo o veículo, eleva nossa sensação de que estamos ao volante de uma proposta de categoria superior, tal a qualidade, a todos os níveis, apresentada pela Nissan neste X-Trail e-Power e-4orce.


Guardamos para o final duas referências importantes. A primeira diz respeito ao consumo, terminando o nosso teste (circuito misto) com uma média de 7,2L/100 Km, valor que podemos considerar normal.


A outra questão, mais sensível, é em relação ao preço. Realizando uma simulação no site da marca chegamos a um preço a partir de 49.350 €, salvaguardando que a própria Nissan refere que o preço apresentado em sua página oficial pode sofrer variações e não estar corretamente atualizado. Com essa referência de PVP, a proposta apresenta-se muito em linha com os seus concorrentes, não perdendo para eles, como já referimos, em conforto, digitalização e ambiente moderno e amplo, sendo que sua tecnologia hibrida, pode ser um factor a seu favor.


Artur Semedo - Editor de veículos da Publiracing
Artur Semedo - Editor de veículos da Publiracing

Conclusão do Editor

O Nissan X-Trail tem hoje em dia a difícil tarefa de competir com propostas de peso e igualmente de muita qualidade, neste universo de modelos médios que se propõem a entregar 7 lugares. No entanto, ele atualmente olha de frente para todos eles, pois se apresenta renovado, moderno, elegante, digital e muito completo.


Não perde nada em equipamento, e fica mesmo difícil lembrar de algo que a Nissan esqueceu. Também seu exclusivo sistema hibrido nos transporta para um universo “totalmente elétrico”, em que a suavidade de sua evolução e seu interior muito silencioso nos remete para esse tipo de veículo.


E essa característica pode ser mesmo o diferencial para pender a balança do eventual comprador para um automóvel que entrega algo diferente e inovador em termos de Power Train, permitindo ter a tranquilidade de uma autonomia maior e a inerente rapidez e facilidade de abastecimento de um carro equipado com um motor térmico, mas sentir ao mesmo tempo o comportamento dinâmico que habitualmente encontramos em veículos totalmente elétricos.


Isso faz com que o X-Trail surja como uma opção a ser levada em conta no momento de adquirir um veículo para grandes famílias. Qualidades não faltam, e o seu diferencial pode ser a chave para a conquista de novos clientes.


Classificação do Teste PUBLIRACING ao Nissan X-Trail e-Power  e-4orce
Classificação do Teste PUBLIRACING ao Nissan X-Trail e-Power e-4orce

Imagens: Publiracing e Nissan (Internas)


Próximo teste - Citroën C5 Aircross



2 comentarios

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Invitado
10 oct
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Conhecia o site do Brasil e é bom saber que agora testam os veículos em Portugal. Meu cunhado comprou um igual e é exatamente o que foi descrito.


Bruno Magalhães Porto

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Invitado
30 sept
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Matéria que deu gosto ler. Leve, mas falando o que importa.

Tenho um X-Trail de 2023 e confirmo tudo o que o jornalista comentou. Muito preciso nos comentários.

M.S., Lisboa


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