A equipa da Revista Publiracing recebeu para teste de alguns dias o primeiro SUV totalmente elétrico da Nissan, o Ariya, equipado com a menor das baterias disponibilizadas para o mercado português, de 63kWh, e na versão Advance. A unidade gentilmente cedida pela marca vinha ainda equipada com o opcional teto panorâmico.
A expectativa para conhecermos o modelo, de forma mais “intima”, era grande, principalmente pelo facto de ser uma proposta na qual a marca japonesa apostou todas as fichas para entrar no mercado dos utilitários totalmente elétricos, Nissan que, recordamos, esteve na vanguarda da eletrificação global com o modelo Leaf, veículo que chegou a diversos mercados à mais de uma década abrindo caminho para a eletrificação da mobilidade.
Mas a realidade actual é outra, e as novidades surgem a um ritmo cada vez maior, dos mais diversos fabricantes, cada um com a sua visão muito própria do que imaginam ser atraente para o público. A busca é por um resultado final que seja naturalmente atraente no design exterior, que carregue níveis interessantes de segurança, conforto e tecnologia, sem deixar de lado factores fundamentais como o desempenho, autonomia e, não menos importante, o preço final.
São muitos os ingredientes que impactam a decisão de compra (ou não) e quase sempre é a soma de todos estes detalhes que fazem as marcas ganhar o coração (e a carteira) do cliente. Esta breve introdução serve como uma espécie de antecipação ao resultado final de nosso teste ao SUV eléctrico da Nissan. O Ariya consegue reunir com brilhante equilíbrio praticamente todas essas referências, as quais passamos a detalhar através de nossa experiência com o modelo.
Design que chama a atenção
Sem dúvida que o design do Nissan Ariya é uma aposta ganha. O modelo, além de postura robusta, chama a atenção pela mistura de futurismo com traços finos e elegantes.
Com 4595 (mm) de comprimento, 2172 de largura (com os retrovisores abertos), 1660 de altura e 2775 de distância entre eixos, o modelo da Nissan é realmente um veículo de proporções generosas para o segmento.
A integração da cor base da carroceria com as várias peças e áreas de acabamento em preto brilhante, como exemplos, a grelha frontal, caixas dos espelhos retrovisores ou ainda o teto, entrega um acabamento exterior de elogiáveis resultados, fazendo do Ariya um alvo fácil da atenção de quem cruza com ele.
Não podemos deixar de referir as jantes em liga leve de 19'' onde são instalados pneus de medida 235/55 R19 que se mostraram especialmente vocacionados para entregar conforto e economia de energia.
Ainda na observação ao exterior destacamos todo o sistema de iluminação em LED, da assinatura de condução diurna, aos faróis, tanto os principais como os de nevoeiro, bem como as luzes traseiras, tudo faz parte do pacote de série, em item muito importante para a segurança e que mostrou sua qualidade nos muitos quilômetros percorridos pela nossa equipa no período nocturno.
Ainda antes de passar para o interior, não podemos esquecer a antena do tipo barbatana de tubarão que fica posicionada de forma muito elegante imediatamente após o teto panorâmico, único item que é opcional nesta versão, mas que entrega todo um charme especial além dar amplitude ao ambiente interior.
Finalizamos voltando aos espelhos retrovisores, para dizer que eles são aquecidos, reguláveis eletricamente e rebatíveis automaticamente quando fechamos o nosso veículo.
Interior amplo e muito agradável
Se o exterior de design moderno e atraente fica evidente, o interior surpreende pela amplitude e total revolução no que era o habitual pragmatismo da marca japonesa. Após acesso ao habitáculo, o que é feito através da chave inteligente, observamos que no Ariya tudo é novo, e em determinados aspectos inovador, mas acima de tudo, tudo muito prático e agradável.
Começamos pelos bancos dianteiros que são ajustáveis eletricamente (6 posições) e aquecidos, sendo que o do condutor tem ainda ajuste lombar. Também é aquecido o volante, que pode ser regulado em altura e profundidade.
Mais detalhes do interior ficam por conta dos vidros que têm função de 1 toque nas quatro portas, entrada USB Tipo A e Tipo C (à frente e atrás) e ainda uma tomada de 12V à frente, ventilação para as posições traseiras, área onde os passageiros também têm disponível o tradicional repouso de braço central.
Com uma visão inovadora para o habitáculo do Ariya, a engenharia da Nissan colocou muitos dos habituais controlos de forma digital, na própria superfície tanto no painel frontal como na ilha entre os bancos dianteiros. Tudo com uma iluminação muito atraente que em conjunto com o sistema de iluminação em LED do interior (portas dianteiras e habitáculo inferior) tornam o ambiente do Ariya ainda mais agradável quando se viaja de noite.
Ao desenvolver o crossover elétrico, os engenheiros da marca estavam determinados em criar uma nova aparência para os controlos que os condutores poderiam esperar encontrar. Isso exigiu um repensar do espaço do interior, do toque e do posicionamento dos comandos o que foi conseguido com um resultado muito positivo.
Além de uma ótima posição de condução, o habitáculo é realmente muito amplo, e até mesmo o quinto passageiro na área central do banco traseiro (habitualmente mais limitado) consegue viajar com níveis de conforto muito interessantes e situando o SUV da Nissan como um dos destaques em seu segmento quando falamos de espaço.
O espaço para bagagens se apresenta amplo o suficiente para uma família, disponibilizando 466L sendo que o acesso pelo exterior é realizado pelo sistema de mãos-livres.
Limpa para-brisas frontal aquecido e com sensor de chuva são apenas algumas das comodidades de uma extensa lista de itens. Não podemos deixar de comentar os dois ecrãs TFT de 12,3”, um para sistemas de navegação e áudio além de permitir outras configurações do veículo, já o outro, está posicionado atrás do volante e é o habitual painel de instrumentos, neste caso, com inúmeras funcionalidades e informações, configurável agradável e prático.
Com Apple Carplay sem fios e Android Auto, atualização remota do veiculo (FOTA), câmara de visão traseira, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmara 360º com deteção de objetos em movimento e um sistema de áudio com seis colunas, o Ariya ainda tem o obrigatório espaço que funciona como carregador sem fios para Smartphones.
Com um interior amplo, confortável e muito agradável, a Nissan não esqueceu a questão da segurança, e o Ariya vem com o obrigatório sistema ISOFIX para 2 cadeiras de criança + Top Tether (sistema anti-rotação), além de 6 airbags: (frontais, central dianteiro, laterais e de cortina).
Finalizando a observação interna, reiteramos o ótimo ambiente conseguido no habitáculo do Ariya, com correto posicionamento dos controles, até aqueles em que a marca inovou na forma e localização. Amplo espaço e conforto completam uma proposta com motivos de rasgados elogios por romper com o passado mais conservador da marca. Fundamental para esta sensação de amplitude é, sem dúvida, o teto panorâmico, único opcional adicionado por mais 1.500 € ao veículo que nesta versão Advance tem preço de venda ao público de 45.250 €.
Conforto e eficiência
Decididamente esta versão do Ariya não foi pensada para ser uma proposta desportiva ou de grandes performances, isto apesar de ele conseguir ir da imobilidade aos 100 km/h em apenas 7,5s. Foi, no entanto, desenvolvido e configurado para ser um carro muito confortável para a família. Com base na plataforma CMF-EV da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, e que serve como base, por exemplo, para o Renault Megane E-Tech, em Portugal o Ariya pode ser adquirido nesta versão Advance testada por nós em três níveis de powertrain.
Com motor eléctrico de 160 kW (217 cv) e binário máximo de 300 Nm, tração dianteira e bateria de 63 KW/h, e que tem uma autonomia entre os 350 e 400 km (comprovados neste teste), ou ainda uma opção também ela de tração dianteira com 178 KW (242 cv) e um binário de 600 Nm, com uma bateria de maior capacidade, 87 kW/h, sendo que com esta opção de bateria a autonomia prometida pela marca é de cerca de 500 km. Já que falamos em autonomia, referir que nosso teste terminou com uma média de 15,7 kW/h por cada 100 km, muito interessante e até de certa maneira surpreendente em relação ao que esperávamos pelos valores divulgados pela marca.
Mas está ainda disponível uma opção de tração integral, com dois motores (um em cada eixo), entregando na versão Advance uma potência máxima - 225 KW (306 cv) com binário máximo de 600 Nm, opção que vem equipada com a bateria de maior capacidade. Lembrar que o modelo em sua versão mais completa, a Envolve+ entrega o motor elétrico com uma potência máxima de 290 KW (394 cv) e os mesmos 600 Nm de binário máximo.
Mas vamos lá! - Com uma posição de condução que nos deixa muito confortáveis, observamos de imediato uma característica importante, e incomoda para alguns, que é o espaço reduzido para a observação através do vidro traseiro, muito por conta do design do veículo na área da terceira coluna e porta-malas.
Ainda antes de iniciarmos nossa experiência dinâmica com o Ariya, e após pressionarmos o habitual botão Start/Stop do veículo, podemos escolher um dos modos de condução, nesta versão 2WD (tração dianteira) podemos escolher entre SPORT, STANDARD e ECO. Obviamente que o modo mais econômico, que escolhemos em boa parte de nosso teste, teve como objetivo observar até onde poderíamos chegar em termos de média de consumo de energia, e autonomia, perdendo, naturalmente, um pouco do desempenho com essa escolha, mas mantendo uma boa capacidade de evolução.
Outra escolha que podemos fazer inicialmente é a opção de ter o sistema e-Pedal Step ligado ou desligado. Sempre que o comutador (localizado na consola central) é premido as características do pedal do acelerador mudam significativamente e o pedal passa a funcionar de forma diferente ao de um pedal do acelerador convencional, já que ao tirar o pé o sistema reduz a velocidade do veículo sem a necessidade de carregar no pedal do travão, regenerando com isso mais energia, que se traduz em mais autonomia. No entanto é uma experiência que requer algum tempo para tirar dela toda a eficiência, sem nunca esquecer que sempre será necessária a intervenção do condutor em travagens mais exigentes já que o pedal do travão pode ser utilizado a qualquer momento para reduzir a velocidade do veículo do mesmo modo, normal, mesmo quando o sistema e-Pedal Step está activado.
Este sistema que começa a ser comum nos carros elétricos é, sem dúvida, uma ótima ferramenta para economizar e aumentar a autonomia, ajudando também no menor desgaste dos componentes do sistema de travagem.
E já que falamos em travões, referir que nosso Ariya vem com discos nas quatro rodas, ABS + EBD, com assistente de travagem de emergência, sistema que sempre se mostrou muito eficiente ao longo do nosso teste.
Ainda contribuindo para um carro muito seguro e previsível em todas as circunstancias, estão os sistemas de Controle de Estabilidade ESP e VDC, lembrando que este último atua comparando os parâmetros do percurso pretendido e do comportamento real do veículo. Se estes diferirem, o binário do motor é limitado e a velocidade de cada roda é ajustada individualmente. Isto ajuda o carro a regressar a um comportamento em total segurança e a recuperar a aderência dos pneus ao asfalto.
Este é também o momento certo de nosso texto para referir que todo o sistema de suspensão foi trabalhado para privilegiar o conforto, sendo muito suave, chegando até a permitir um certo adernar da carroceria. Com o sistema do tipo independente McPherson na frente e Multilink na traseira, a engenharia privilegiou totalmente o conforto da família, no entanto, o carro não deixa de ser “obediente” quando sujeito a comandos mais bruscos, para isso ajudando uma direção elétrica precisa e todo o conjunto dinamicamente muito eficiente e como descrito, pensado no conforto!
Valorizando ainda mais a questão do conforto, e mais uma referência muito positiva, o ótimo trabalho de isolamento acústico, além de correta integração das peças, o que leva a um habitáculo com pouquíssimos ruídos ou sons externos, e em que as vozes dos passageiros ou a música ambiente são os principais intervenientes em nossas viagens.
Ainda como referências em termos de auxilios, tanto ao conforto como à segurança, não faltam o Cruise Control Inteligente e adaptativo com limitador de velocidade, sistema automático de anti-colisão frontal com deteção de peões, ciclistas e assistência em cruzamentos, sistema de travagem em marcha atrás com deteção de movimento, reconhecimento de sinais de trânsito, sistema interventivo de ângulo morto bem como de manutenção na faixa de rodagem, além de alerta de saída da faixa de rodagem. Todos eles itens que começam a ser comuns e que não faltam na proposta.
Para finalizar e não deixar a lista muito extensa, referir os faróis, muito eficientes em condução noturna e com o sistema de iluminação Inteligente, sem esquecer o assistente de arranque em subidas e a monitorização da pressão dos pneus.
Conclusão do Editor
O Nissan Ariya 2WD nesta versão Advance com a menor das baterias disponibilizadas para o mercado, já apresenta uma tranquilizante autonomia de cerca de 400 km, muito interessante para a maioria das distâncias entre as cidades portuguesas e também suficiente para uma rotina urbana. Além disso é um carro que entrega um interior de merecidos elogios, onde não falta espaço, e o vanguardismo das soluções encontradas, rompendo com o pragmatismo da marca, tiveram como resultado final um dos mais surpreendentes habitáculos que descobrimos nos últimos anos.
No Ariya a versatilidade da gama permite também diversas configurações de potência e bateria, o que acaba por ser mais um ponto favorável para o modelo que mostrou uma nova Nissan para o mercado, muito mais moderna, mas sem deixar qualidades que o público reconhece na marca japonesa como a robustez e qualidade, tanto dos materiais utilizadas, como do acabamento. Um daqueles carros que dá vontade de colocar dentro toda a família e sair por aí sem destino, devorando quilômetros e aproveitando o prazer de condução e o conforto para todos.
Fotos: Bianca Semedo (Exterior) e Nissan (Interior)
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