top of page
Foto do escritorRedação Europa

Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal estreia GR Yaris Rally2 no Rali Vinho da Madeira


Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal estreia GR Yaris Rally2 no Rali Vinho da Madeira

Está confirmada a presença do GR Yaris Rally2 na 65ª edição do Rali Vinho da Madeira, inscrevendo o novíssimo Toyota GR Yaris Rally2 para o campeão Alexandre Camacho e o seu co-piloto Pedro Calado, sendo a estreia do carro num rali de asfalto em Portugal. A equipa será apoiada pela prestigiada marca Play Racing tricampeã de ralis da Madeira e com quem Alexandre Camacho venceu em 2023 e também com apoio da Pirelli, marcas que se juntam à Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal neste ambicioso desafio.


Alexandre Camacho, é o melhor piloto madeirense no Rali Vinho da Madeira, tendo vencido 6 vezes (em 2017, 2018, 2019, 2021, 2022 e 2023) e vai acelerar na região autónoma entre os dias 1 e 3 de agosto, aos comandos do Toyota GR Yaris Rally2, construído na Finlândia nas instalações da TGR - World Rally Team (TGR-WRT). O Palmarés de Alexandre Camacho “fala” por si, sendo vencedor absoluto do Campeonato de Ralis "CORAL" da Madeira em: 2008; 2009; 2015; 2017; 2018, 2019 e 2023. Entre outras vitórias…


“Em primeiro lugar gostaria de agradecer este convite. O Rali Vinho da Madeira, é uma referência nos ralis de asfalto na Europa e um dos momentos altos da região, não só pela longevidade, mas pelo continuado sucesso. As inscrições para a prova organizada pelo Club Sports da Madeira, terminam hoje, com mais de 80 inscritos. A classe Rally 2 vai ser muito competitiva e estou ansioso por poder competir ao volante do novo Toyota GR Yaris Rally2!” Refere Alexandre Camacho e remata:

“Curiosamente a minha estreia nos ralis foi em 2001 no Rali Vinho Madeira a convite do Francisco Tavares da União Comercial (Toyota na Madeira) com um Toyota Yaris de trofeu, por isso, a prova este ano tem para mim um significado muito especial.”

O percurso da prova, será em tudo semelhante ao do ano passado. Apenas no segundo dia, a especial do Palheiro Ferreiro, que passa no Chão da Lagoa, vai até ao Poiso e desce para o Chão das Feiteiras, num percurso com cerca de 24 km. Com 80 pilotos a segurança da prova é a prioridade. Outra é a sustentabilidade ambiental. Um exemplo é o combustível dos Rally2 (R5) que será 100% sintético e 100% renovável, contribuindo para uma drástica descida na emissão de gases.


Como não podia deixar de ser, o Funchal é o quartel-general da prova. Para além da partida e chegada, a super-especial na Avenida do Mar, promete ser um dos momentos altos, uma vez que reúne mais pessoas na cidade. Estão reunidas todas as condições para que seja uma edição memorável.


Sobre o Toyota GR Yaris Rally2

Depois de desenvolver o GR Supra GT4 para promover o fabrico de "carros cada vez melhores" através de atividades de desporto motorizado para clientes, e após dois anos em meio de sucesso com Toyota Gazoo Racing Iberian Cup, o GR Yaris RZ Cup tem feito as alegrias dos fans de ralis em Portugal e Espanha. Dando provas reais de Qualidade, Durabilidade e Fiablidade do modelo GR Yaris.

 

Logo a seguir à categoria de topo do mundial de Ralis, o muito aguardado GR Yaris Rally2 foi desenvolvido para atividades de rali para clientes e fará a sua estreia, no Funchal, com as cores da equipa TG Racing Caetano Portugal.


O primeiro carro desportivo com tração às quatro rodas a ser desenvolvido exclusivamente pela Toyota em 20 anos, o GR Yaris foi criado pela TGR com a missão de vencer no WRC. Mais do que um carro feito para a TGR ganhar, o GR Yaris Rally2 é um carro feito para os clientes ganharem: este é o início de mais um novo desafio para a TGR.


O processo de desenvolvimento incorporou o feedback de pilotos profissionais de topo, jovens pilotos em ascensão e experientes pilotos clientes. No futuro, será recolhido um leque ainda mais alargado de opiniões de concorrentes de desportos motorizados de clientes em campeonatos como o WRC, ajudando a desenvolver melhorias para criar um “carro cada vez melhor”. O GR Yaris Rally 2 já deu provas do seu valor no Rali de Portugal 2024, onde venceu na sua categoria.

 

Especificações do GR Yaris Rally2


Tipo de motor: Três cilindros em linha, com turbocompressor

Cilindrada: 1.618,2 cc

Diâmetro x Curso: 87,5 mm x 89,7 mm

Restritor de ar: 32 mm de acordo com os regulamentos da FIA

Transmissão: Caixa de velocidades: Transmissão sequencial de 5 velocidades

Sistema de tração: 4WD Diferencial de deslizamento limitado especificado pela Motorsport

Suspensão e travões: Suspensão dianteira/traseira MacPherson

Sistema de travões: Terra : 300mm

Asfalto: 355 mm, 300 mm

Chassis             

Comprimento: 3,995mm

Largura: 1,820mm

Altura: ajustável

Peso: 1,230kg (inclui 1 pneu suplente) de acordo com os regulamentos da FIA

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page