O Rallye de Llanes, que se disputou no fim de semana, foi a sexta prova pontuável na Toyota Gazoo Racing Iberian Cup, a competição monomarca organizada pela Toyota Caetano Portugal, Toyota Espanha e Motor & Sport Institute. Um rali marcado pelas constantes mudanças da meteorologia que dificultaram a escolha de pneus para cada classificativa.
O Rallye de Llanes, uma prova inédita no calendário da competição monomarca , foi a última jornada da presente temporada em pisos de asfalto.
José Lamela (Grupo Breogán) foi quem marcou o melhor tempo na PEC 1, seguido de Javi Villa (Asturhíbrido) e Josep Bassas (IPPON Motor Vallés), piloto que na PEC 2 seria o mais rápido. Nesta mesma classificativa, Bruno Bulacia (CSM Automoció) teve que desistir, com problemas mecânicos. Concluída a primeira “ronda”, os três primeiros classificados dos Toyota GR Yaris RZ Cup da TGRIC estavam separados por 10.4 segundos.
Com três provas especiais de classificação no final da primeira etapa, Bassas (IPPON Motor Vallés) marcava um novo melhor tempo, enquanto Javi Villa (Asturhíbrido) foi o mais rápido nas PEC 4 e 5. Deste modo, o piloto asturiano terminou a primeira etapa como líder, com 10.1 segundos de vantagem sobre José Lamela (Grupo Breogán), que embora tivesse acabado na segunda posição foi forçado a abandonar no termo da jornada, devido a um problema mecânico. Josep Bassas (IPPON Motor Vallés) acabava em terceiro, a 11.3 segundos do líder.
Fechavam a classificação da primeira etapa Pedro Lago (Toyota Caetano Auto), Isaac Vera, que reaparecia no carro da Kobe Motor, Manuel Martins, José Mulero (Labasa) e Iván Raña (Grupo Breogán).
Para a segunda etapa estavam programadas 8 classificativas, entre as quais a mais extensa do rali, Nueva-Labra (19,98 km), mas esta, por razões de segurança, acabou por ser cancelada nas suas duas passagens. Josep Bassas (IPPON Motor Vallés) venceu a PEC 7 e Javi Villa (Asturhíbrido) oferecia-lhe réplica na PEC 9. Ambos chegavam aos troços decisivos da tarde separados por 8.5 segundos, com Pedro Lago (Toyota Caetano Auto) numa cómoda terceira posição.
Na primeira “ronda” da tarde, depois dos tempos “scratch” de Bassas (IPPON Motor Vallés), a diferença em relação a Javi Villa (Asturhíbrido) era de 1 segundo quando restavam apenas duas “especiais”. Maior emoção na competição monomarca dos Toyota GR Yaris RZ era impossível.
Javi Villa (Asturhíbrido) marcaria um novo melhor tempo na PEC 12, enquanto Bassas (IPPON Motor Vallés) venceu o último troço, mas terminou o rali a 5.1 segundos do piloto asturiano.
Pedro Lago (Toyota Caetano Auto), com um ritmo muito constante, concluiu em terceiro, seguido de Isaac Vera (Kobe Motor), que realizou um rali de trás para a frente. Manuel Martins foi quinto, na frente de José Mulero (Labasa) e de Iván Raña (Grupo Breogán). Bruno Bulacia (CSM Automoció) regressou à prova na segunda etapa, depois do abandono no dia anterior, e fechou a classificação (8º).
Depois desta sexta jornada da TGR Iberian Cup, Bruno Bulacia (CSM Automoció) mantém a liderança do campeonato, com 116 pontos; Javi Villa (Asturhíbrido) é segundo, com 97 pontos, e Josep Bassas (IPPON Moor Vallés) terceiro, com 91 pontos.
Miguel Campos (Macedo & Macedo GTW Racing), embora estivesse inscrito nesta prova, não compareceu.
A próxima prova pontuável na TGR Iberian Cup será o Rallye da Catalunha (17/18 outubro), em piso de terra.
Comments