TT: Em Marrocos, Maria Luís Gameiro garante 2ª lugar inédito para uma mulher nos automóveis
- Redação Europa
- 7 de abr.
- 2 min de leitura

Maria Luís Gameiro esteve imparável na etapa 3 do Morocco Desert Challenge. A piloto do Team Motivo JCB brilhou e fez o segundo tempo nos automóveis, terceiro melhor tempo à geral, resultado histórico para uma mulher naquelas paragens. Uma tremenda exibição que coloca a piloto lusa no nono lugar da geral, subindo nove lugares desde a etapa de ontem.
Foi uma etapa intensa, mas que correu na perfeição a Maria Luís Gameiro e a sua navegadora, Rosa Romero. A dupla do Mini T1+ com as cores da Motivo JCB apresentou um ritmo fortíssimo, na etapa 3, que ligava La'ayoune a Boujdour. 264 quilómetros contra o relógio onde apenas um carro foi mais rápido que Maria Luís.
De recordar que a preparação para esta prova não foi a melhor e que os índices físicos da piloto não eram os ideais no arranque desta semana. Mas os primeiros quilómetros mostraram que havia potencial para fazer coisas boas. O 14º tempo do prólogo foi um bom presságio e o 18º da etapa de ontem, a mais longa até agora, foi um sinal que a dupla 100% feminina da Team Motivo JCB estava preparada para fazer bons resultados. O segundo lugar conquistado hoje é a confirmação do excelente trabalho desenvolvido. Em mais uma etapa que misturou secções mais técnicas, com zonas rápidas, sempre com muito foco na navegação, Maria Luís fez um trabalho estupendo, rubricando o segundo tempo, apesar de uma penalização de um minuto.

Maria Luís não podia estar mais satisfeita com o resultado obtido:
“Que dia fantástico! Este segundo lugar é muito saboroso. Foi um dia também recheado de desafios, mas consegui ser sempre rápida e a Rosa fez um trabalho maravilhoso, com uma navegação de grande nível, que nos permitiu concluir esta etapa com o segundo tempo! Com este resultado, subimos ao nono lugar da geral dos carros e o top 3 não está assim tão longe. Hoje é dia de sorrir e festejar este excelente resultado. Não podemos é exagerar, pois ainda falta muito rali, temos muito a percorrer e amanhã temos a etapa mais longa desta prova. Vamos usar este resultado como combustível para amanhã, sabendo que nos esperam muitas dificuldades. Mas mostramos que estamos prontas para o desafio.”

A etapa 4 que liga Boujdour a Smara é uma especial desafiante de 526 km no profundo Saara marroquino. O percurso passa por um vasto desfiladeiro, com cerca de 40 km de terreno complicado, perto de perigosas chotts cheias de lama e areia movediça. É uma etapa rápida que favorece os carros T1 e T1+, mas a navegação difícil e as secções de areia mole tornam a gestão do combustível crítica e as perdas de tempo prováveis.
コメント