A dupla Sérgio Magno e Ana Joaquim, aos comandos do novo Peugeot E-3008, venceu a quinta etapa do Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO, o Eco Rally da Madeira, enquanto Ivo Tavares/João Paulo Martinho garantiram o sétimo lugar, conseguindo desta forma assegurar também o triunfo por equipas na prova insular.
Apesar da forte concorrência, a dupla da Peugeot conseguiu levar a melhor, numa prova que contou com 33 participantes, percorrendo mais de 200 km.
A equipa PRIO - Exame Informática – PEUGEOT conquistou hoje a sua primeira vitória no Campeonato de Portugal de Novas Energias, o Eco Rally da Madeira, que este fim-de-semana animou as estradas da Pérola do Atlântico.
O cenário escolhido para a quinta jornada do Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO, uma competição automóvel 100% elétrica, foi o ideal para a dupla Sérgio Magno e Ana Joaquim vencerem em “casa” e tirarem proveito do conhecimento das estradas locais (Sérgio Magno e Ana Joaquim são naturais da ilha). O Eco Rally da Madeira, organizado pela New Wave Atlantic Automobile Association, recebeu 33 inscritos que alinharam numa prova com 206 km, divididos por quatro secções, com 14 setores de regularidade e uma Power Stage, disputadas na variante de regularidade e eficiência energética.
Este Rali ecológico decorreu ao longo de dois dias, iniciando-se no sábado na Marina da Calheta, passando pela Ponta do Pargo, com a segunda secção terminando novamente na Calheta. No domingo, a prova passou pela Avenida do Mar, e terminou em Machico, estradas habituadas a receber ralis. Mas se normalmente a atenção está apenas na velocidade, no Campeonato de Portugal de Novas Energias o que conta é a regularidade e a eficiência da condução, mostrando todo o potencial dos veículos 100% elétricos.
A equipa PRIO - Exame Informática – Peugeot chegou à Madeira na terceira posição da classificação por equipas. Ivo Tavares e João Paulo Martinho tripularam o novo E-208 e a dupla Sérgio Magno e Ana Joaquim voltaram aos comandos do novo E-3008. E foi esta última dupla a vencer a prova da Madeira, depois de uma excelente exibição, batendo Campeões Nacionais e Mundiais da modalidade.
Sérgio Magno não escondeu a satisfação de ter conseguido o triunfo, que, segundo o piloto/jornalista ficou a dever-se “essencialmente à estratégia que adotámos, numa prova em que até as ligações e a forma como as cumprimos têm um papel preponderante. Confesso que começamos a saber os truques que nos permitem fazer a diferença numa prova deste tipo, com especiais muito rápidas, que, deste feita, jogaram a nosso favor. Foi um excelente resultado para nós, mas também para a equipa, já que, fruto do sétimo lugar do Ivo Tavares e do João Paulo Martinho, vencemos também por equipas. Confesso que, face à lista de inscritos e tendo em conta o nível dos nossos adversários, este resultado acaba por nos deixar surpreendidos!”, esclareceu Sérgio Magno.
Sérgio Magno Ana Joaquim garantiram o triunfo acumulando apenas 30 pontos, menos seis do que a dupla segunda classificada, ascendendo à liderança já fase final da prova – nas provas de regularidade a menor penalização equivale ao menor número de pontos acumulados e, consequentemente, ao triunfo. Totalizando 54 pontos Ivo Tavares/João Paulo Martinho terminaram no sétimo lugar final.
A sexta jornada do Campeonato Portugal de Novas Energias terá como palco a capital portuguesa, com Eco Rally Lisboa, nos dias 1 e 2 de novembro, a penúltima prova da temporada.
Comments