Volvo Cars inicia produção na Europa do SUV elétrico EX30
- Redação Europa
- há 2 dias
- 3 min de leitura

A Volvo Cars anunciou o início da produção do EX30 na sua fábrica de Ghent, na Bélgica, ação importante na política de expansão das vendas do modelo na Europa a um preço competitivo.
Um dos carros elétricos mais vendidos na Europa em 2024, o EX30 tem sido uma escolha cada vez mais popular desde o momento em que foi lançado no final de 2023. O marco de hoje segue uma intenção previamente anunciada de produzir o EX30 na fábrica de Ghent, que também iniciará a produção do EX30 Cross Country no final do ano.
A Volvo Cars continua a diversificar ainda mais a sua presença global de fabrico de um dos seus modelos mais populares e expande a capacidade de produção para melhor satisfazer a procura local.
A adição do EX30 à linha de produção de Ghent resultará em cerca de 350 novos postos de trabalho na fábrica, elevando o total para quase 6.600 pessoas.
“O EX30 é crucial para nós, à medida que continuamos a reforçar a nossa posição no mercado de veículos elétricos premium na Europa”,
afirmou Francesca Gamboni, diretora de fabrico e cadeia de abastecimento da Volvo Cars.
"Investir na produção europeia do EX30 em Ghent está perfeitamente alinhado com a nossa estratégia de longa data de fabricar os nossos automóveis onde vendem melhor. A nossa presença global flexível contribui para a nossa resiliência, permitindo-nos ajustar os nossos planos de produção com agilidade."
Para tornar possível a produção do EX30 em Ghent, a empresa realizou investimentos no valor de cerca de 200 milhões de euros na sua unidade belga nos últimos anos. As mudanças abrangentes na fábrica incluiram a adição de uma plataforma automóvel completamente nova, a instalação de quase 600 robôs novos ou renovados, uma extensão do salão de baterias, uma nova linha de produção de portas, bem como uma nova linha de montagem de baterias.
A produção do EX30 na Europa apoia a agenda de sustentabilidade e competitividade da União Europeia, representando um investimento num futuro que cria emprego e abraça a inovação e a eletrificação. Entre as fábricas de Ghent, na Bélgica, e de Torslanda, na Suécia, a Volvo Cars produz agora 10 modelos diferentes de automóveis elétricos e híbridos na Europa.
“Após a decisão tomada no outono de 2023 de trazer a produção do EX30 para Ghent, conseguimos industrializar o novo modelo em tempo recorde”,
disse Stefan Fesser, gerente da fábrica da Volvo Car em Ghent.
"Graças ao empenho e à colaboração de toda a equipa da Ghent, reduzimos o tempo de industrialização para metade. Hoje, temos o enorme orgulho em receber o EX30 e demonstrar que as novas tecnologias e inovações nos permitem reagir de forma mais flexível às exigências do mercado."
Localizada nos arredores da terceira maior cidade da Bélgica e no coração da zona portuária do Mar do Norte, a fábrica da Volvo Cars em Ghent abriu as suas portas em 1965 e é a única fábrica de automóveis totalmente desenvolvida na Bélgica. Juntamente com a fábrica de Torslanda, é uma das duas fábricas de automóveis operadas pela Volvo Cars na Europa, estando uma terceira em construção na Eslováquia.
Além do EX30, a fábrica de Ghent também produz outros modelos eletrificados – os totalmente elétricos EX40 e EC40, bem como os modelos híbridos XC40 e V60. Em 2024, foram produzidos pouco mais de 186.000 automóveis.
Comments