Volvo EX30 de novo no Campeonato Nacional de Novas Energias 2025
- Redação Europa
- 24 de mar.
- 2 min de leitura

Os pilotos João Botequilha e Magda Ferreira voltam à estrada com o Volvo EX30 no Campeonato Nacional de Novas Energias 2025.
Após um primeiro ano de aprendizagem no CPNE, os pilotos João Botequilha e Magda Ferreira voltam às estradas ao volante do Volvo EX30, com estreia marcada para o próximo dia 28 de março na etapa de Oeiras. A viatura deste ano apresenta uma nova decoração inspirada nas cores azul e amarela da bandeira sueca, reforçando a identidade da marca e a sua herança escandinava.
Este é um projeto da Volvo Car Portugal, do Clube Volvo Fans Portugal e dos vários patrocinadores que se associaram à equipa.
Na edição anterior, no percurso total do campeonato, que somou 1850 km, um modelo a gasolina como o Volvo XC40 a combustão consumiria aproximadamente 120 litros de combustível, resultando num custo de cerca de 210 € e emissões de 275 kg de CO₂.
Em comparação, o Volvo EX30, com um consumo médio de 16,7 kWh/100 km, percorre a mesma distância por apenas 37 €, uma poupança de 173 €. Além disso, devido ao mix energético de Portugal, onde 70% da eletricidade provém de fontes renováveis, o EX30 emite apenas 30 kg de CO₂, reduzindo em 245 kg as emissões face a um motor a combustão.
Mas esta diferença não se aplica apenas à competição. Para um condutor comum que percorra cerca de 15.000 km por ano, a diferença de custos e impacto ambiental é ainda mais expressiva:
O mesmo XC40 a combustão gastaria cerca de 1.706 € em gasolina e emitiria 2.235 kg de CO₂.
O Volvo EX30, por outro lado, faria o mesmo trajeto por apenas 300 €, representando uma poupança de 1.405 € ao longo do ano.
Além disso, as emissões do EX30 seriam de apenas 248 kg de CO₂, resultando numa redução de quase 2 toneladas de CO₂ por ano.
Estes números mostram como a transição para a eletrificação traz vantagens concretas, não só para o ambiente, mas também para o bolso dos consumidores.
EX30: Um caso de sucesso na Europa e em Portugal
O ano de 2024 ficou marcado pela popularidade dos modelos eletrificados da Volvo, e em especial pelo EX30. O Volvo EX30 foi o modelo mais vendido da Volvo em Portugal, superando todas as expectativas e tornando-se o carro com o maior volume de pré-encomendas da história da marca no país.
Com a sua construção sustentável, que incorpora materiais reciclados e recicláveis, o EX30 é o modelo mais ecológico alguma vez produzido pela Volvo Cars, e a escolha perfeita para um evento como o Campeonato Nacional de Novas Energias.
Os Pilotos
João Botequilha:
Iniciou-se nos ralis de regularidade FIVA e SPORT em 2004.
Desde 2009, combinou papéis como piloto e navegador, com excelentes resultados.
Desde 2022, participa como piloto em todas as provas do Campeonato Nacional de Regularidade Histórica e tem sido presença assídua no Campeonato de Novas Energias.
Magda Ferreira
Competiu ao lado de João Botequilha entre 2004 e 2008.
Entre 2008 e 2016, fez equipa feminina num Volkswagen Golf GTI, vencendo o Troféu Classic Cup 2014.
Desde 2019, participa em provas do Campeonato Nacional de Novas Energias e, desde 2022, no Campeonato Nacional de Regularidade Histórica ao lado de João Botequilha.
Opmerkingen