A luta pelo Campeonato Mundial de Ralis da FIA deste ano vai ser dicidida no Japão depois de Ott Tänak ter conquistado uma vitória dramática no Rali da Europa Central.
Em mais uma reviravolta na emocionante temporada de 2024, Tänak conquistou a vitória por 7,0 segundos, depois de Sébastien Ogier ter batido o seu Toyota GR Yaris Rally1 HYBRID numa curva à esquerda na penúltima especial. Ogier estava atrás do estoniano apenas 1,5 segundos no momento do incidente.
O triunfo de Tänak, o segundo do ano, marcou um confronto final com o companheiro de equipa do Hyundai i20 N Rally1 HYBRID, Thierry Neuville.
Neuville, que podia até garantir o seu primeiro título de pilotos já nesta prova, viu a sua vantagem no campeonato ser reduzida de 29 para 25 pontos após terminar o rali em terceiro lugar, a 25,8 segundos do piloto do GR Yaris, Elfyn Evans, o segundo classificado da prova.
Apesar do infortúnio de Ogier, as fortes prestações dos homens da Toyota, Evans e Takamoto Katsuta, no Super Domingo ajudaram a reduzir a vantagem da Hyundai no campeonato de fabricantes para 15 pontos. Katsuta foi o piloto mais rápido no último dia, incluindo o Wolf Power Stage, garantindo um final tenso no Japão, onde, pela primeira vez desde 2021, os títulos de pilotos e de fabricantes serão decididos na ronda final.
Neuville, Ogier e Tänak revezaram-se na liderança do rali, que começou em Praga na quinta-feira e contou com desafiantes etapas de asfalto espalhadas pela República Checa, Áustria e Alemanha. Tänak teve dificuldades com a afinação do seu carro na manhã de sexta-feira e ficou inicialmente em quinto lugar, mas o seu ritmo melhorou à medida que o evento avançava, culminando na sua 21ª vitória na carreira.
“Vamos ver o campeonato”, disse o campeão do WRC 2019, Tänak. “Obviamente, com o que aconteceu com o Séb... é sempre difícil discutir com um amigo e depois acontece algo do género, por isso é difícil encontrar sentimentos. Tudo mudou, principalmente no campeonato de fabricantes.”
A forte sequência de Katsuta no domingo, combinada com a saída de Ogier, fez com que terminasse em quarto lugar na geral e a 41,2 segundos de Neuville – um resultado sólido para o corredor japonês antes do seu evento em casa no próximo mês.
Do outro lado do parque de assistência, Grégoire Munster subiu para o quinto lugar no seu M-Sport Ford Puma Rally1 HYBRID, igualando o melhor resultado da sua carreira depois de Sami Pajari ter capotado o seu GR Yaris na ES15.
O sexto lugar na geral foi para o vencedor do WRC2, Nikolay Gryazin, que terminou 26,1 segundos à frente de Oliver Solberg. Embora Solberg não tenha somado pontos esta semana, continua na disputa pelo título do WRC2, que também será decidido no Japão.
Filip Mareš, Miko Marczyk e Kajetan Kajetanowicz completaram o top 10 após quatro dias de competição e mais de 300 km de etapas cronometradas.
A 13ª e última etapa da temporada 2024 do WRC, o Rali do Japão, realiza-se em Aichi, de 21 a 24 de novembro.
Classificação do Rali:
1. O Tänak / M Järveoja EST Hyundai i20 N 2h 37m 34,6s
2. E Evans/S Martin GBR Toyota GR Yaris +7,0s
3. T Neuville / M Wydaeghe BEL Hyundai i20 N +39,8s
4. T Katsuta / A Johnston JPN Toyota GR Yaris +1m 21,0s
5. G Munster / L Louka LUX Ford Puma +3m 41,9s
6. N Gryazin / K Aleksandrov BGR Citroën C3 Rally2 +9m 17,6s
Vencedores da categoria:
WRC: O Tänak/M Järveoja EST Hyundai i20 N
WRC2: N Gryazin / K Aleksandrov BGR Citroën C3 Rally2
WRC3: M Chatillon/M Cornuau FRA Renault Clio Rally3
Campeonato do Mundo de Ralis da FIA (após a 12ª jornada de 13)
1.º T Neuville 225 pontos
2. O Tanak 200 pontos
3.º E Evans 185 pontos
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