Kalle Rovanperä tornou-se duas vezes vencedor do Safari Rally Kenya na tarde de domingo, depois de terminar o lendário rali africano com uma margem de 1m37,8s, tendo liderado desde a manhã de sexta-feira.
Na ronda mais exigente do Campeonato do Mundo de Ralis da FIA, foi o equilíbrio meticuloso de Rovanperä entre velocidade e maturidade que garantiu a sua 12ª vitória na carreira, já que a prova em muitas das especiais mais parecia um percurso do W2RC.
O finlandês, com Jonne Halttunen a seu lado, construiu uma vantagem de quase um minuto depois de vencer todas as especiais de sexta-feira ao redor do Lago Naivasha, terminando o sábado com dois minutos de vantagem, enquanto o grupo perseguidor enfrentava problemas mecânicos, incidentes e danos nos pneus.
Essa margem permitiu ao bicampeão do WRC vencer de forma superior após a etapa final de domingo, dia em que o jovem finlandês só administrou o tempo de vantagem que tinha, numa etapa que culminou em meio a um cenário deslumbrante em Hell's Gate, com a presença do presidente queniano, William Ruto.
Takamoto Katstuta em outro GR Yaris, completou o 1-2 da Toyota, suficiente para a marca japonesa ampliar a vantagem do campeonato de fabricantes para quatro pontos sobre a Hyundai Motorsport, enquanto o competitivo Adrien Fourmaux, no Ford Puma da M-Sport, conquistou seu segundo pódio consecutivo, 47,3s atrás do segundo carro japonês.
“É sempre especial vencer aqui”, disse Rovanperä radiante. “Além disso, um evento lendário para a Toyota. Sempre fomos muito bons aqui e isso continua. Como dizem em África: o carro da frente é sempre um Toyota!
“Um grande obrigado à equipa, todos fizeram um grande esforço para que o carro funcionasse tão bem. Acho que eu e Jonne fizemos um bom trabalho, não acho que possa ter um Safari Rally melhor do que o nosso. Sem problemas, condução inteligente e acho que foi um bom esforço.”
Elfyn Evans terminou a sexta-feira na disputa pelo pódio, mas um sábado agitado, que viu o galês parar duas vezes para realizar trocas de rodas, significou para ele terminar a mais de quatro minutos de seu companheiro de equipe Rovanperä, apenas em quarto lugar geral. Ele permanece em segundo no campeonato de pilotos, atrás do líder Thierry Neuville no Hyundai i20 N., que também teve um rali repleto de problemas e acabou por terminar apenas em quinto. Problemas de pressão de combustível no sábado custaram ao belga vários minutos, e ainda, danos na suspensão no domingo, causados por uma pedra de grandes dimensões que apareceu no meio da especial e que o piloto não conseguiu evitar.
No entanto com a nova fórmula de pontuação do WRC, Neuville acabou por minimizar os estragos e até aumentar sua diferença para o galês da Toyota, agora está à frente de Evans por seis pontos. Seus colegas, Esapekka Lappi e Ott Tänak, tiveram ainda pior desempenho.
Os problemas de Lappi incluíram duas caixas de velocidade partidas ao longo dos dias de prova, enquanto Tänak só conseguiu voltar para o oitavo lugar na geral, atrás dos destaques do WRC2 Gus Greensmith e Oliver Solberg, depois que seu carro partiu a suspensão na sexta-feira após a batida numa das especiais.
Completando o top 10 estiveram o “gentleman driver” Jourdan Serderidis no Puma oficial e outro Škoda Fabia Rally2 de Kajetan Kajetanowicz.
O WRC regressa ao asfalto para o Rali da Croácia do próximo mês, que terá lugar de 18 a 21 de Abril. O evento é baseado na capital Zagreb, e antecede o esperado Rali de Portugal.
Classificação geral:
1. K Rovanperä / J Halttunen FIN Toyota GR Yaris 3h 36m 4,4s
2. T Katsuta / A Johnston JPN Toyota GR Yaris +1m 37,8s
3. A Fourmaux / A Coria FRA Ford Puma +2m 25,1s
4. E Evans / S Martin GBR Toyota GR Yaris +4m 20,2s
5. T Neuville / M Wydaeghe BEL Hyundai i20 N +10m 17,5s
6. G Greensmith / J Andersson GBR Škoda Fabia +18m 5,4s
Classificação do campeonato de pilotos (após a 3ª rodada de 13):
1 Thierry Neuville 67
2 Elfyn Evans 61
3 Adrien Fourmaux 46
4 Ott Tänak 33
5 Kalle Rovanperä 31
6 Takamoto Katsuta 30
7 Sébastien Ogier 24
8 Esapekka Lappi 23
9 Oliver Solberg 12
10 Andreas Mikkelsen 6
Classificação do campeonato de equipas
1 Toyota Gazoo Racing World Rally Team 131
2 Hyundai Shell Mobis World Rally Team 127
3 M-Sport Ford World Rally Team 72
댓글