Kalle Rovanperä garantiu a vitória no Rali Chile, dominando o nevoeiro denso e as condições traiçoeiras para garantir a sua quarta vitória na temporada de 2024 do Campeonato Mundial de Ralis da FIA.
Conduzindo um Toyota GR Yaris Rally1 HYBRID, o finlandês superou o seu companheiro de equipa, Elfyn Evans, por 23,4 segundos na última prova em terra do ano.
Rovanperä teve um início cauteloso nesta 11ª jornada da temporada, admitindo que a gravilha chilena não se coadunava com o seu estilo de condução. No entanto, à medida que o rali avançava, encontrou o seu ritmo. O ponto de viragem ocorreu na tarde de sábado, quando superou Evans com visibilidade quase nula, navegando através do nevoeiro espesso no topo das etapas da montanha para obter uma vantagem de 15,1 segundos antes do último dia.
O bicampeão do WRC manteve-se imperturbável em condições igualmente difíceis hoje, ultrapassando Evans em todas as últimas quatro etapas, exceto uma, para garantir a 15ª vitória da sua carreira no WRC.
Ott Tänak, da Hyundai Motorsport, completou o pódio, atrás de Evans 20,5 segundos no seu i20 N Rally1 HYBRID. Apesar do pódio do estónio, a Hyundai perdeu terreno no campeonato de construtores, com a Toyota a reduzir a diferença para apenas 17 pontos, graças às magistrais prestações de Rovanperä e Evans e aos pontos cruciais de Sébastien Ogier no Super Domingo.
“É uma sensação muito boa”, sorriu Rovanperä. "Muito obrigado à equipa, ao carro e a tudo funcionou na perfeição. A vitória é muito saborosa – a sexta-feira não foi tão boa e as condições foram realmente difíceis durante todo o fim de semana, por isso é muito bom."
O líder do campeonato, Thierry Neuville, teve uma corrida relativamente tranquila até ao quarto lugar, um resultado que o deixa ainda mais perto do primeiro título de pilotos, ao liderar a classificação com 29 pontos a apenas duas jornadas do fim. Neuville pode perder alguns pontos para Evans e Ogier no Rali da Europa Central do próximo mês e ainda assim conquistar o título, desde que supere o seu companheiro de equipa Tänak.
Embora Ogier tenha conseguido o máximo de pontos no Super Domingo, as suas esperanças de um nono título do WRC parecem agora mínimas. O francês, que teve velocidade para lutar pela vitória, abandonou a prova no sábado com danos na suspensão depois de embater numa pedra.
Adrien Fourmaux foi o melhor classificado da M-Sport Ford em quinto, atrás de Neuville por 1min 1,6seg. O resultado do francês poderia ter sido ainda melhor se não fosse a penalização de um minuto incorrida no check-in tardio na sexta-feira.
A estrela em ascensão da Toyota, Sami Pajari, impressionou ao terminar em sexto apenas na sua segunda participação no Rally1, enquanto o companheiro de equipa de Fourmaux na Puma, Grégoire Munster, seguiu de perto em sétimo.
Esapekka Lappi estava a caminho de terminar em oitavo, mas foi forçado a desistir na penúltima etapa depois de um pião ter danificado o radiador do seu Hyundai. A retirada marcou também o fim da distinta carreira do co-piloto Janne Ferm no WRC, após 90 partidas, duas vitórias e 15 pódios.
Com Lappi de fora, os pilotos do Citroën C3 Rally2, Yohan Rossel e Nikolay Gryazin, foram promovidos ao oitavo e nono lugar da geral, garantindo os dois primeiros lugares no WRC2. Os seus resultados garantiram também o título das equipas WRC2 para a DG Sport Competition. Gus Greensmith, outro líder no WRC2, completou o top 10.
O campeonato regressa à Europa para o Rali da Europa Central, de 17 a 20 de outubro, a penúltima ronda da temporada. Sediado na cidade de Bad Grießbach, no sudeste, o evento levará as equipas por etapas de asfalto que abrangem a Alemanha, a Áustria e a República Checa.
Classificação do Rali:
1. K Rovanperä / J Halttunen FIN Toyota GR Yaris 2h 58m 59,8s
2. E Evans/S Martin GBR Toyota GR Yaris +23,4s
3. O Tänak / M Järveoja EST Hyundai i20 N +43,9s
4. T Neuville / M Wydaeghe BEL Hyundai i20 N +1m 1.1s
5. A Fourmaux / A Coria FRA Ford Puma +2m 2,7s
6. S Pajari / E Mälkönen FIN Toyota GR Yaris +2m 39,7s
Campeonato do Mundo de Ralis da FIA (após a 11ª jornada de 13)
1.T Neuville 207 pontos
2. O Tänak 178 pontos
3. S Ogier 166 pontos
Comments