A Škoda Auto divulgou entregas globais de 671.300 veículos nos primeiros nove meses do ano, marcando um aumento de 4,5% em relação a identico periodo do ano anterior, sendo atualmente a quarta marca mais vendida na Europa.
A Škoda Auto mantém o seu ímpeto positivo: as entregas aos clientes nos primeiros nove meses de 2024 aumentaram para 671.300 veículos (+4,5% face ao ano anterior). Este crescimento foi impulsionado por um forte terceiro trimestre, com 222.700 veículos entregues (+6%). A marca está a ter uma performance particularmente boa na Europa, superando o mercado europeu em geral.
Os números financeiros da empresa refletem a sua posição: a receita aumentou para 20,4 mil milhões de euros (+3,8%), o lucro operacional cresceu 34,8% para 1,7 mil milhões de euros e o retorno sobre as vendas (RoS) atingiu 8,3%. Os mercados mais bem-sucedidos, em termos de crescimento, nos três primeiros trimestres são a Alemanha, Turquia, Reino Unido, Polónia e França.
O modelo totalmente elétrico Enyaq continua a ser um dos BEVs mais vendidos em mercados-chave como a Alemanha, onde também ocupou o primeiro lugar entre os carros elétricos em setembro.
Klaus Zellmer, CEO da Škoda Auto, afirma: “A Škoda Auto está a elevar o sucesso ao próximo nível com uma estratégia de produto que transparece para os nossos clientes e responde às necessidades desta era de transição na mobilidade. Dois números contam a nossa história: 4 e 8. Subimos ao 4.º lugar no ranking de marcas na Europa, avançando do 7.º lugar em 2023 e do 10.º no ano anterior, com uma estratégia rentável que assegura uma margem de lucro superior a 8%. Estou profundamente agradecido a todos aqueles que desenham, constroem e vendem os nossos veículos, bem como à nossa rede de concessionários e todos os parceiros. E, mais importante - um grande obrigado aos nossos estimados clientes pelo seu apoio inabalável e por fazerem parte da nossa jornada. Juntos, estamos a contribuir diariamente para o sucesso da Škoda Auto, de uma forma consistente e responsável. O Elroq totalmente elétrico irá contribuir ainda mais para este caminho, como uma nova porta de entrada para a mobilidade elétrica, com uma excelente relação custo-benefício para um público alargado. O nosso programa de internacionalização também terá um impulso muito em breve com a revelação do novo Kylaq, um SUV compacto, desenvolvido e produzido na Índia e para a Índia.”
Números de entregas aproximam-se dos recordes de 2019 com forte crescimento em mercados-chave
A Škoda está a superar o mercado europeu em geral e alcançou o maior número de entregas de sempre nos meses de agosto e setembro. Nos primeiros três trimestres, a Škoda cresceu 8,2% na Europa, consolidando a sua posição como a quarta marca mais vendida. Com 552.400 veículos entregues nos três primeiros trimestres de 2024, a Škoda voltou aos níveis pré-pandemia, registados pela última vez em 2019.
Os maiores aumentos foram registados na Alemanha (140.000 veículos; +24.600), Turquia (30.100; +5.700), Reino Unido (58.300; +5.200), Polónia (43.900; +4.600) e França (31.600; +4.300). Melhorias significativas continuaram a ser observadas na região do Mediterrâneo, com os maiores aumentos em Israel (15.900; +3.100), Itália (27.900; +2.400) e Espanha (24.600; +2.400).
O crescimento de vendas foi particularmente forte na Alemanha, o maior mercado da marca. Este ano, a marca entregou +21,4% veículos, em comparação ao ano anterior, com o Škoda Enyaq totalmente elétrico a tornar-se o veículo elétrico mais vendido em setembro, com 3.400 unidades comercializadas.
Commentaires