top of page
Foto do escritorRedação Europa

Škoda Auto regista fortes resultados de vendas e financeiros no primeiro semestre de 2024

Škoda Auto regista fortes resultados de vendas e financeiros no primeiro semestre de 2024

A Škoda melhorou significativamente os principais indicadores ao longo do primeiro semestre de 2024, com o lucro operacional a subir para 1.149 mil milhões de euros (+26,1%) e o retorno sobre as vendas a atingir 8,4% (2023: 6,6%).


Estes resultados chegam em paralelo com o aumento das entregas, apesar de um ambiente de mercado desafiador, com as vendas as crescerem 3,8% para 448.600 veículos.


Os números representam um sucesso histórico para a Škoda Auto que é atualmente a quarta marca mais vendida na Europa, apoiada por uma gama de modelos substancialmente melhorada, com uma vasta variedade de veículos e propulsões, e olhando para o futuro com a eletrificação de sua gama de produtos e a chegada do SUV compacto elétrico Škoda Elroq prevista para este outono.


Škoda Auto regista fortes resultados de vendas e financeiros no primeiro semestre de 2024

Os principais indicadores financeiros sublinham a forte posição da marca: a receita de vendas de 13.652 mil milhões de euros manteve-se comparável ao primeiro semestre de 2023 (-0,7%); o lucro operacional subiu para 1.149 mil milhões de euros (2023: +26,1%); o retorno sobre as vendas aumentou para 8,4% (6,6%); o fluxo de caixa líquido totalizou 1.408 mil milhões de euros (+135,8%).


A evolução positiva do lucro operacional deve-se, em grande medida, a uma excelente combinação de veículos vendidos, aos efeitos favoráveis das taxas de câmbio e à implementação consistente do programa Next Level Efficiency+. O aumento do fluxo de caixa decorre do maior lucro operacional e da melhoria do fundo de maneio. O fabricante automóvel entregou 448.600 veículos de janeiro a junho, um aumento de 3,8% em relação ao mesmo período do ano passado. O Škoda Octavia foi uma vez mais o best-seller da marca, com um aumento de 24,1% nas entregas, enquanto o Škoda Enyaq, totalmente elétrico, continua a ser um dos veículos elétricos (BEV) mais vendidos nos principais mercados, como a Alemanha.

Škoda Auto regista fortes resultados de vendas e financeiros no primeiro semestre de 2024

Klaus Zellmer, CEO da Škoda Auto, afirma: “A Škoda Auto entra no segundo semestre do ano com grande impulso proveniente dos primeiros seis meses. Estou grato por ver como os clientes estão a responder bem à linha de produtos mais variada e atualizada da nossa história, enquanto nos preparamos para expandir ainda mais a nossa gama totalmente elétrica em outubro, com a revelação do SUV compacto Škoda Elroq. Os colaboradores da Škoda têm trabalhado assiduamente para tornar a nossa empresa ainda mais competitiva, o que se reflete num retorno sobre as vendas de 8,4%, em linha com os nossos objetivos. Mesmo que permaneçamos atentos a novos desafios neste mercado dinâmico, os nossos resultados do primeiro semestre permitem-nos ser cautelosamente otimistas e avançar com uma confiança bem fundamentada.”

 

Marco histórico: Škoda Auto é a quarta marca mais vendida na Europa

Como parte da sua Next Level Strategy 2030, a Škoda Auto estabeleceu a meta ambiciosa de estar entre as cinco marcas mais vendidas na Europa. Ultrapassando este objetivo, a Škoda alcançou a sua melhor posição de sempre no mercado europeu no primeiro semestre de 2024  e é atualmente a quarta marca mais vendida na Europa.


Os mercados com melhor performance foram a Alemanha (91.100 veículos; +13.800), Polónia (31.500; +4.300), França (21.500; +3.800) e Reino Unido (37.600; +3.400). Registou-se um crescimento significativo em países do sul da Europa, como a Croácia (5.500; +2.100), Espanha (17.500; +1.900) e Itália (19.300; +1.800). A Turquia também registou um aumento notável (18.800; +1.300).


Resultados recorde na Alemanha

As entregas de veículos Škoda aos clientes na Alemanha aumentaram 17,8% no primeiro semestre de 2024, consolidando o país como o maior mercado global da marca. Pela primeira vez, a Škoda subiu para o quarto lugar na Alemanha, alcançando um resultado bastante sólido, com uma quota de mercado de 6,2%. Em particular, as estatísticas foram positivamente influenciadas pelas entregas em junho, quando a Škoda ficou em segundo lugar, estabelecendo outro recorde histórico. Outros mercados significativos em termos de entregas nos primeiros seis meses incluem a República Checa, com 41.300 veículos, o Reino Unido, com 37.600, a Polónia, com 31.500 e a França, com 21.500.


Škoda Auto regista fortes resultados de vendas e financeiros no primeiro semestre de 2024

A Škoda Auto vai alargar a sua gama de veículos elétricos.

Durante o outono, a marca irá lançar o novo Elroq, um SUV compacto que visa o maior subsegmento de mercado da Europa em volume. Com um design distinto, este novo SUV é o primeiro modelo da Škoda a incorporar a linguagem de design Modern Solid – desenvolvendo ainda mais o design exterior da gama de veículos elétricos da Škoda. Com as suas dimensões compactas e uma autonomia de mais de 560 km (WLTP), o veículo é o companheiro perfeito para os exploradores do dia a dia na cidade e mais além.


Esta primavera, a Škoda apresentou um concept car que abre caminho para um dos seis veículos elétricos que a marca planeia lançar nos próximos anos: o Škoda Epiq, um crossover urbano com um preço de cerca de 25.000 euros. O novo Enyaq, sucessor do primeiro SUV elétrico da Škoda, está previsto chegar no próximo ano. Além disso, a Škoda irá apresentar um pequeno veículo elétrico desenvolvido dentro do Brand Group Core em 2027.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page